AMP/RS acompanha abertura da inspeção do CNMP
O presidente da AMP/RS, Victor Hugo de Azevedo, acompanhou, na manhã desta segunda-feira (26), a abertura da inspeção da Corregedoria Nacional do Ministério Público nas unidades da Instituição no Rio Grande do Sul. Em cerimônia realizada na sede do MP/RS, o corregedor nacional, Alessandro Tramujas Assad, declarou aberto oficialmente o trabalho e destacou que o objetivo da Corregedoria é contribuir para a qualificação do serviço prestado pelos MPs. ”Esta é a 19ª inspeção realizada pelo CNMP e conta com a maior equipe de trabalho, formada por conselheiros, membros auxiliares, auditores e servidores do Conselho Nacional”, relatou.
A inspeção no Rio Grande do Sul, que ocorre até o dia 30 de maio, abrange os MPs Estadual (MPE), Federal (MPF/RS), do Trabalho (MPT/RS) e Militar (MPM). Segundo o Corregedor Nacional, serão checados itens relativos à gestão administrativa e financeira, condições de trabalho dos servidores, atuação dos membros e cumprimento de determinações legais e das resoluções do CNMP. Além de visitar os órgãos em Porto Alegre, a equipe passará por seis cidades do Interior: Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Bagé e Uruguaiana.
Ao final do processo, será elaborado um relatório com os resultados da inspeção que, depois de ouvidas as unidades inspecionadas, seguirá para apreciação dos conselheiros do CNMP.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa de hora da instalação dos trabalhos, além do Corregedor Nacional, Alessandro Tramujas Assad, e dos conselheiros do CNMP Walter de Agra Júnior, Antônio Duarte, Esdras Dantas de Souza, Jeferson Luiz Pereira Coelho e Luiz Moreira Gomes Júnior; o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Marco André Seifert; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª região, Fabiano Beserra; a procuradora-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, Fabiola Caloy; o procurador da Justiça Militar Claudio de Bortoli; o corregedor-geral do MP/RS, Ruben Abruzzi; o presidente da AMP-RS, Victor Hugo, e o da FMP, David Medina da Silva. Prestigiaram, ainda, a sessão de instalação o vice-presidente da AMP-RS Sérgio Harris; os subprocuradores-gerais do MP/RS, Ivory Coelho Neto, Daniel Rubin e Marcelo Dornelles; os ex-procuradores-gerais de Justiça do Rio Grande do Sul Roberto Bandeira Pereira e Mauro Renner; o ex-corregedor-geral do MP Armando Antônio Lotti; promotores, procuradores e servidores dos diversos ramos do MP no Rio Grande do Sul.
VISITAS À FMP E À AMP/RS
Na terça-feira (27), os conselheiros do CNMP aproveitaram a estada no Rio Grande do Sul para conhecer a Fundação Escola Superior do Ministério Público. Eles foram recepcionados pelo presidente da FMP, David Medina da Silva; pelo vice, Cesar Faccioli, pelo diretor da faculdade de Direito, Fabio Sbardellotto; e pelos conselheiros da FMP Alexandre Lipp João e João Hubert Jaccottet Neto. Os dirigentes da entidade de ensino relataram aos visitantes o histórico da Fundação, criada por ato da Associação do Ministério Público no ano de 1983. Também recepcionaram os visitantes na FMP o presidente e o vice da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo e Sérgio Harris, além de integrantes da administração superior do MP-RS. Nesta quarta-feira (28), os conselheiros visitaram as dependências da AMP/RS, oportunidade em que conheceram um pouco da história da segunda mais antiga associação de promotores do Brasil.