NOTA DE REPÚDIO

23/02/2015 Atualizada em 21/07/2023 10:57:19

Com grande indignação, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) manifesta profundo repúdio ao atentado brutal contra a vida do promotor de Justiça de Minas Gerais Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, ocorrido na noite do último sábado (21/02/2015). O colega foi atingido por três dos 12 tiros disparados contra o veículo em que estava, em frente à Promotoria de Justiça de Monte Carmelo, distante 503 quilômetros de Belo Horizonte.

A partir do trabalho das Polícias Civil e Militar, bem como do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, pelo menos um suspeito, autor confesso do crime, já foi preso. As investigações ainda prosseguem, no intuito de apurar se há mais envolvidos no caso.

O ataque sofrido pelo colega mineiro reforça os riscos a que estão expostos os agentes ministeriais, que já têm sido alvo de ações violentas. Basta lembrar, com pesar, as perdas dos colegas Francisco José Lins do Rêgo Santos, em Minas Gerais, em 2002; Marcelo Küfner, no Rio Grande do Sul, em 2004; Rossini Alves Couto, em Pernanbuco, em 2005; Fabrício Ramos Couto, no Pará, em 2006; e Thiago Faria Soares, em Pernambuco, em 2013.

A tentativa de assassinato de um membro do Ministério Público em razão do exercício das suas funções não pode ser aceita como decorrência natural e precisa ser repudiada e combatida veementemente. Tal crime é, antes de tudo, um atentado ao Estado Democrático de Direito.

A AMPRS confia plenamente nas autoridades mineiras e na elucidação dos fatos para que os responsáveis sejam punidos, na forma da lei. O Ministério Público brasileiro não se intimidará com mais essa tragédia. Continuaremos firmes e intransigentes na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e da sociedade.

Porto Alegre (RS), 23 de fevereiro de 2015.

Sérgio Hiane Harris

Presidente da AMP/RS