Procuradora gaúcha participa de congresso ambiental do MP no Peru
A procuradora de Justiça gaúcha Sílvia Cappelli participou, entre os dias 13 e 16 de abril, do IV Congreso Nacional de Fiscales Ambientales do Ministério Público, na cidade de Pucallpa, no Peru. Sílvia, que integra a diretoria da AMP/RS, onde comanda a Revista do MP, é coordenadora executiva da Rede Latino-Americana do Ministério Público Ambiental. Ela proferiu palestra sobre o tema "Mudanças Climáticas e o Papel do Ministério Público".
Cerca de 200 "fiscales" e assessores do Ministério Público peruano participaram do evento. O encontro também contou com a presença do espanhol Antonio Vercher, membro da Rede Européia de Ministério Público Ambiental.
Na ocasião, Sílvia enfatizou a necessidade de trabalho em rede nas questões ambientais. O Congresso foi organizado pela Fiscalía General de la Nación de Peru. Foram abordados temas como mudanças climáticas, mineração ilegal, monitoramento por satélite de desmatamento e responsabilidade da pessoa jurídica e do dirigente.
Segundo a procuradora gaúcha, o Ministério Público do Peru tem se destacado na América Latina investindo na capacitação de seus membros e na especialização na área ambiental. "Prova disso é que já estão realizando seu quarto congresso nacional específico para meio ambiente".