Abertas as inscrições para o 11° Prêmio de Jornalismo do MP
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, com apoio da Associação do Ministério Público e da Fundação Escola Superior do Ministério Público abre, nesta quinta-feira, dia 15, as inscrições para o “XI Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”. O concurso é destinado à Imprensa do Estado, com propósito de laurear as melhores reportagens editadas em jornal/revista, rádio e televisão sobre as ações da Instituição.
Concorrem matérias veiculadas entre 15/11/08 e 15/11/09. Também será premiada a categoria fotojornalismo; fotografia que, de alguma forma, expresse o trabalho dos Promotores de Justiça ou da Instituição, guardiã da sociedade. As inscrições serão encerradas no dia 16 de novembro.
O concurso foi criado em virtude do grande leque de atribuições do Ministério Público e a alta função social que lhe foi conferida pela Constituição Federal, além da necessidade, cada vez maior, do conhecimento de suas atividades. O objetivo é premiar as matérias jornalísticas que melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências do Ministério Público, bem como seu papel perante à sociedade.
Serão concedidos aos primeiros e segundos colocados em cada categoria, um prêmio em dinheiro, uma comenda da Associação do Ministério Público e um final de semana no Hotel Continental, em Canela.
Os jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar à Assessoria de Imprensa do Ministério Público – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, bairro Praia de Belas, POA, CEP: 90050-190 – no período de inscrições, em envelope lacrado, a documentação exigida no regulamento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3224-6938 ou E-mail imprensa@mp.rs.gov.br, como também no Sindicato dos Jornalistas Profissionais e na Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Os trabalhos devem ser acompanhados de duas cópias, constando o nome do autor, título da matéria, data da publicação e o veículo de comunicação.
A divulgação dos resultados será feita em dezembro, dias antes da entrega dos prêmios aos vencedores que ocorrerá na semana de comemoração do Dia Nacional do Ministério Público, marcada pela data de 14 de dezembro.
REGULAMENTO
Considerando o crescente aumento de atribuições do Ministério Público e a alta função social que lhe tem sido conferida por leis;
Considerando a necessidade cada vez maior do conhecimento de suas atividades e realizações;
Considerando que a Imprensa do País tem dado constantes destaques às tarefas do Ministério Público;
FOI CRIADO NO ANO DE 1999 O PRÊMIO DE JORNALISMO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL, DESTINADO À IMPRENSA DO ESTADO, LAUREANDO ANUALMENTE OS MELHORES TRABALHOS SOBRE A INSTITUIÇÃO.
DISPOSIÇÕES:
1 – Objetivo:
Premiar as três matérias jornalísticas (rádio, televisão e jornal), que melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências e atribuições constitucionais do Ministério Público, bem como sua atuação junto à sociedade. Também laurear na categoria (fotojornalismo) a melhor fotografia que, de alguma forma, expresse o trabalho dos Promotores de Justiça ou da Instituição, verdadeira guardiã da sociedade.
ADENDO:
A partir do concurso de 2007 (nona edição) a Instituição, com a concordância da Associação do Ministério Público e Escola Superior, passa também a premiar os segundos colocados em cada categoria.
2 – Temas:
Reportagens que versem sobre as atuações dos membros e dos órgãos do Ministério Público estadual.
3 – Participantes:
Profissionais de comunicação (jornalistas e fotógrafos com registro profissional), que tenham editado matérias ou reportagens e (fotos) em jornais, e veiculadas em rádio e televisão.
4 – Trabalhos:
a) O concurso será realizado anualmente, com entrega dos prêmios preferencialmente em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público.
b) Concorrem somente matérias veiculadas no período entre 15 de novembro de um ano até 15 de novembro do ano subsequente. Portanto, nesta décima primeira edição, valem trabalhos produzidos entre 15/11/08 e 15/11/09.
c) Serão aceitos trabalhos elaborados em co-autoria, concorrendo os co-autores em conjunto, desde que tenham registro profissional.
d) Um mesmo autor poderá concorrer com mais de um trabalho.
e) Estão excluídas da participação publicações de circulação interna, de órgãos governamentais, empresas e associações, bem como matérias premiadas em outros concursos.
5 - Documentação:
a) Os participantes deverão apresentar dados pessoais e profissionais para fins de inscrição.
b) A inscrição poderá ser feita pelo veículo de comunicação ou pelo próprio candidato.
6 – Apresentação:
a) Os trabalhos devem ser apresentados através de ofício, que será encaminhado à Comissão Julgadora.
b) Deverão ser acompanhados em duas cópias das páginas do periódico em que foram publicados (jornal, revista), da gravação da reportagem em fita cassete ou CD (rádio) e gravação da matéria em vídeo VHS ou DVD (televisão).
c) As reportagens devem ter nome ou nomes dos autores, título e data da divulgação.
d) A foto publicada no veiculo de comunicação deverá ser ampliada e titulada pelo autor.
7 – Inscrição:
a) Os interessados deverão enviar, em envelope lacrado, a documentação, mediante protocolo, à Assessoria de Imprensa do Ministério Público – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, Bairro Praia de Belas, CEP – 90050-190, Porto Alegre.
b) As inscrições sempre serão realizadas no período entre 15 de outubro e 16 de novembro.
8 – Julgamento:
A Comissão Julgadora será constituída por um dos membros da Assessoria de Imprensa do Ministério Público, da Associação do Ministério Público, da Escola Superior do Ministério Público, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas do RS.
9 – Seleção:
a) Será considerado a contribuição do trabalho para conhecimento da sociedade das funções e atividades constitucionais do Ministério Público.
b) Nível de pesquisa.
c) Fidelidade dos fatos descritos.
d) Adequado uso de linguagem na redação das matérias.
10 – Divulgação e lançamento:
a) A divulgação dos resultados será feita após análise da Comissão Julgadora e cinco dias depois do término das inscrições.
b) O lançamento do concurso ocorrerá sempre no mês de junho, na “Semana do Ministério Público” (Dia 29 de junho é o aniversário da Instituição gaúcha), em coquetel oferecido pela Associação do Ministério Público e Escola Superior.
11 – Prêmios:
Serão concedidos aos autores dos melhores trabalhos selecionados nas categorias jornal, rádio, televisão e fotografia, os seguintes prêmios:
Primeiro lugar:
a) A quantia correspondente a um piso salarial de jornalista (Capital) na época da premiação.
b) Uma comenda oferecida pela Associação do Ministério Público.
c) Um final de semana no Hotel Continental, em Canela, oferecido pela rede de Hotéis Continental.
Segundo lugar:
a) A quantia correspondente a meio piso salarial de jornalista (Capital) na época da premiação.
b) Uma comenda oferecida pela Associação do Ministério Público.
Os prêmios serão entregues durante evento (breakfast) oferecido pela Associação do Ministério Público e organizado pelo cerimonial da PGJ com a presença do Procurador-Geral de Justiça.