Tipo:
Notícias
Aberto no Rio o XXI Congresso Nacional do Ministério Público
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (6), no Theatro
Municipal do Rio de Janeiro, foi aberto o XXI Congresso Nacional do
Ministério Público. O evento, promovido pela CONAMP e realizado pela
Amperj, segue até sexta-feira, paralelamente à 5ª Conferência Regional
da International Association of Prosecutors (IAP) para a América Latina.
Cerca de 40 integrantes do Ministério Público gaúcho participam dos
encontros. O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris; e os vice-presidentes
Martha Beltrame, Andréa Almeida Machado, João Ricardo Santos Tavares e
Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco prestigiam as atividades.
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (6), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi aberto o XXI Congresso Nacional do Ministério Público. O evento, promovido pela CONAMP e realizado pela Amperj, segue até sexta-feira, paralelamente à 5ª Conferência Regional da International Association of Prosecutors (IAP) para a América Latina. Cerca de 40 integrantes do Ministério Público gaúcho participam dos encontros. O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris; e os vice-presidentes Martha Beltrame, Andréa Almeida Machado, João Ricardo Santos Tavares e Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco prestigiam as atividades.
O MP NA ERA DIGITAL
Na abertura, fizeram uso da palavra a presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Marfan Martins Vieira; e os presidentes da Amperj, Luciano Oliveira Mattos de Souza; e da IAP, Gerhard Jarosch. Eles abordaram a contemporaneidade do tema do congresso, “Os Desafios e Oportunidades do Ministério Público Brasileiro na Era Digital”. Após a solenidade, os congressistas participaram de um coquetel na casa de shows Lapa 40°.
FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL
Mais cedo, no Hotel Royal Tulip, ocorreu reunião da IAP. Na oportunidade, foram pontuadas diferenças estruturais e de nomenclatura entre o MP brasileiro e instituições similares de outros países, embora exerçam as mesmas funções, como o combate à corrupção e ao crime organizado, por exemplo. O foco do encontro foi a necessidade da formação de parcerias no sentido de proteger a instituição de eventuais ataques externos e, inclusive, de seus membros, uma vez que é comum em alguns países a prática de atentados contra integrantes do MP e seus familiares. A reunião foi o ponto de partida em busca da unificação, do fortalecimento e da imunização de todas as instituições que exercem as funções do Ministério Público contra adversários que surjam pelo caminho.
Também na terça-feira ocorreram duas reuniões do Conselho Deliberativo da CONAMP. Os encontros ocorrerão diariamente, sempre debatendo temas relevantes para a classe e a instituição. Nesta quinta-feira, haverá reunião conjunta com o CNPG.
Últimas notícias
Loading...