AMP/RS adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
A AMP/RS aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. O documento foi assinado pelo presidente João Ricardo Santos Tavares durante evento realizado no Palácio Piratini, no final da tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, também esteve presente no ato.
Também assinaram o documento o governador do Estado, Eduardo Leite; o procurador-geral de Justiça do MPRS, Alexandre Sikinowski Saltz; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Jayme Martins de Oliveira; a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, Ney Wiedemann Neto; o procurador-chefe substituto do Ministério Público Federal, Harold Hoppe; o representante do Ministério Público de Contas, Geraldo Costa da Camino; o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Cacildo Delabary; o presidente da Associação dos Juízes do Estado, Cláudio Luís Martinewski; e a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas.
Durante o evento, foram apresentadas as estratégias para ampliação das coberturas vacinais realizadas em conjunto pelo Governo do Estado e Ministério Público. Na oportunidade, a responsável pelo projeto Município Amigo da Vacina e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, Cristiane Della Méa Corrales, destacou o papel da instituição. Também acompanharam o evento o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis do MPRS, Leonardo Menin, e a promotora de Justiça Gisele Muller Monteiro.
O Pacto pela Consciência Vacinal
O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal foi lançado no dia 30 de novembro de 2022, pela Comissão da Saúde do CNMP, com o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.