AMP/RS apoia campanha de combate às fake News promovida pela ARI
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com o apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), lançou nesta quinta-feira, 18 de julho, a segunda etapa da campanha "O Poder de Duvidar”". O evento, realizado na sede da ARI em Porto Alegre, contou com a presença do promotor de Justiça aposentado Cláudio Brito, representando a AMP/RS. A ação, que também é apoiada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), tem como objetivo alertar sobre a importância de verificar a veracidade das informações para combater a disseminação de notícias falsas.
A parceria entre as associações também resultou no apoio da ARI ao XVI Congresso Estadual do Ministério Público, organizado pela AMP/RS. O evento acontecerá de 11 a 14 de setembro no hotel Wish Serrano Resort, em Gramado, e irá focar em debates e painéis sobre o papel do Ministério Público nos desafios ambientais, na reconstrução do Estado, no combate às facções criminosas e frente as novas realidades trazidas pela inteligência artificial.
"Para superar os enormes desafios da reconstrução do Estado, é vital que as informações sejam precisas. É lamentável que precisemos gastar tempo desmentindo notícias falsas, em vez de focar nas questões essenciais que nos desafiam nesse momento", afirmou o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares. "O apoio da ARI enriquece ainda mais o Congresso, fortalecendo o papel do Ministério Público em prol da clareza e verdade", acrescentou Cláudio Brito.
“Diga não à mentira”
Desde maio, a AMP/RS ao lado de entidades de classe que integram o Sistema de Justiça do RS também trabalha unida na campanha “Diga não à mentira”, que alerta a sociedade sobre prejuízos decorrentes da produção e do compartilhamento de fake news nas redes sociais, especialmente no WhatsApp.