AMP/RS comemora o Dia da Mulher com entrega da Medalha Sophia Galanternick
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma noite especial, marcada pela entrega da Medalha Sophia Galanternick, em sua terceira edição, nesta quinta-feira, 27 de março. Realizado na sede da entidade, o evento reconheceu mulheres que se destacam na promoção e visibilidade do Ministério Público e da própria Associação, reafirmando o compromisso com a valorização do trabalho feminino.
A Medalha Sophia Galanternick, criada em 2022, visa reconhecer publicamente as contribuições dessas mulheres que, com dedicação e excelência, elevam a importância do Ministério Público na sociedade. Este ano, cinco mulheres foram agraciadas com a honraria: a promotora de Justiça Lúcia Helena de Lima Callegari e as procuradoras de Justiça Carla Carpi Nejar, Maria Cristina C. Moreira de Oliveira, Veleda Maria Dobke e Marisa Lara Adami Da Silva.
A cerimônia reuniu dezenas de associadas e parceiros e foi prestigiada por representantes da Diretoria Executiva da AMP/RS, incluindo o presidente Fernando Andrade Alves; os vice-presidentes Administrativo e Financeiro, Henrique Rech Neto; de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins; além da diretora do Departamento de Mulheres, Simone Mariano da Rocha, e da vice-diretora do mesmo departamento, Carla Carrion Frós.
Ao longo da cerimônia, as homenageadas e convidados destacaram a importância das mulheres que, com dedicação e conquistas, impactam o meio jurídico e a sociedade. A entrega da medalha reforçou a luta por igualdade e a necessidade de ampliar a presença feminina em posições de liderança.

