AMP/RS discute repressão ou tratamento para usuários de crack no Polêmica
A AMP/RS teve ampla participação nos espaços de jornal, rádio e TV ao longo da semana, sempre convidada a debater temas importantes para a sociedade. Nesta quinta-feira, o secretário-geral, Márcio Bressani, esteve no Polêmica, da Rádio Gaúcha. O programa discutiu as ações policiais realizadas na Cracolândia, em São Paulo, que têm sido alvo de críticas. Em pauta, a questão foi se tem razão a polícia, que prende os viciados, ou seus críticos, que querem tratamento para os dependentes químicos?
O dirigente lembrou no programa que no Rio de Janeiro, em 2011, foi feita o Ministério público promoveu medida protetiva em relação a crianças e adolescentes em situação de risco. A iniciativa estabeleceu que elas fossem submetidas a triagem, plano individual de tratamento e acolhimento institucional para tratamento específico contra o consumo de crack.
Segundo Bressani, não adianta ficar apenas dispersando as concentrações de usuários, como ocorreu em São Paulo. "O que tem de ser feito é, no primeiro momento, recolher essas pessoas, fichá-las, tanto traficantes quanto usuários, e aplicar a reprimenda aos primeiros, e o tratamento para os consumidores. O que houve lá foi um descompasso entre as ações da polícia e das áreas de saúde e assistência social. Essa é a situação mais preocupante para o MP. Tudo tem de ser feito de forma conjunta, para que o tratamento seja efetivo e a punição ao traficante também", concluiu.
O programa, conduzido pelo apresentador Lauro Quadros, contou também com as participações do psiquiatra Sérgio de Paula Ramos e do diretor de Investigações do Denarc, delegado Heliomar Franco.
Clique nos links abaixo para ouvir a íntegra do Polêmica desta quinta-feira.
Bloco 1
Bloco 2
Bloco 3
Bloco 4
Bloco 5
Bloco 6
Bloco 7