AMP/RS lança décima edição da Revista Réplica
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) lançou, nesta semana, mais uma edição da Revista Réplica, que pode ser acessada aqui. O décimo número da publicação traz, como principal destaque, uma matéria especial sobre os 40 anos da Semana do Ministério Público, criada em 1984, em Santa Cruz do Sul, para aproximar os membros do MP, o corpo acadêmico e a sociedade. Em textos, fotos e depoimentos, a revista conta como a iniciativa surgiu e se consolidou como referência nacional.
Outro destaque desta edição é o importante papel desempenhado pela AMP/RS na força-tarefa de reconstrução do Estado após a passagem de um dos piores ciclones de sua história. A reportagem “Ao lado de todos” mostra como as doações arrecadadas pela Associação impactaram positivamente na vida de quem teve que recomeçar do zero após as enchentes que assolaram diversas cidades gaúchas.
Dentre os temas que também são abordados estão o lançamento do Núcleo de Inovação e Tecnologia da AMP/RS; o impacto da elevação das entrâncias para a carreira no Ministério Público; e os desafios do Ministério Público Eleitoral nas eleições de 2024. Para aprofundar esse assunto, inclusive, a revista entrevistou o promotor Rodrigo López Zillio, coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral (Gael) do Ministério Público gaúcho.
A décima edição ainda traz os tradicionais artigos do procurador de Justiça jubilado e diretor da publicação, Mário Cavalheiro Lisbôa, e do promotor de Justiça jubilado Cláudio Brito, integrante do Comitê Editorial, bem como uma novidade: um novo espaço, aberto à participação dos associados, que estreia com um texto da escritora e procuradora de Justiça jubilada Marta Leiria. “A Revista Réplica tem uma grande relevância para a integração e a informação dos nossos associados, além de ser um instrumento de extremo valor para o registro da história da nossa Associação”, destaca o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.