AMP/RS marca presença no III Fórum sobre Desafios Atuais do Judiciário e MP
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) esteve presente no III Fórum sobre os Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público, realizado de 22 a 24 de agosto de 2024, em Foz do Iguaçu, Paraná. O encontro, organizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), contou com a colaboração da Organização dos Estados Americanos (OEA). O fórum promoveu debates sobre direitos humanos, democracia e o papel dos tribunais em áreas de fronteira, aprofundando a cooperação jurídica internacional.
A AMP/RS foi representada em dois painéis, com a participação da promotora de Justiça Caroline Vaz e do promotor de Justiça Rodrigo da Silva Brandalise. "Estamos comprometidos em colaborar com nossos parceiros internacionais para fortalecer o sistema judiciário e promover a justiça em uma sociedade global cada vez mais interconectada. Este fórum foi um marco na nossa missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática", destacou João Ricardo.
O fórum, realizado em português e espanhol, teve como objetivo enfrentar desafios na administração da justiça e compartilhar boas práticas, com ênfase nas transformações jurídicas humanísticas para construir uma sociedade jurídica transnacional. Em sintonia com os projetos da OEA, o evento buscou fortalecer o sistema judiciário brasileiro através da colaboração entre os países membros da Organização.
Programação:
23 de agosto, 18h15: Caroline Vaz foi painelista no tema "A atuação em rede do Ministério Público para a resolutividade de demandas e conflitos".
24 de agosto, 12h: Rodrigo da Silva Brandalise integrou o painel "O papel do Poder Judiciário e do MP em estados fronteiriços".
O presidente João Ricardo também estava convidado para palestrar no evento, mas não pôde comparecer em razão dos preparativos finais para o XVI Congresso Estadual do Ministério Público.
Sobre a OEA:
Fundada em 1948, a Organização dos Estados Americanos (OEA) é o mais antigo organismo regional do mundo, reunindo 35 Estados das Américas. A OEA promove a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento na região.
Fotos: Ascom TJPR