AMP/RS: Núcleo de Inovação e Tecnologia lança "Pílulas de Inovação" para fomentar conhecimento sobre tecnologias digitais
O Núcleo de Inovação e Tecnologia da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) deu início, nesta segunda-feira, 30 de setembro, à divulgação das "Pílulas de Inovação", material informativo voltado para disseminar conhecimento sobre as atuais e futuras plataformas digitais. O conteúdo pode ser acessado por meio deste livreto ou no nosso canal no YouTube. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo é direcionado a todos os associados da AMP/RS, incluindo ativos, jubilados e pensionistas.
O primeiro material disponível aborda o tema da Inteligência Artificial, que foi destaque no XVI Congresso Estadual do Ministério Público, com a conferência “Inteligência Artificial e o Futuro da Sociedade”, ministrada pela pesquisadora, professora e palestrante Martha Gabriel. A crescente presença de soluções tecnológicas baseadas em IA no sistema de justiça também foi discutida no painel “Inteligência Artificial Aplicada no Ministério Público”.
"Estamos dando continuidade aos debates e às demandas percebidas antes e durante o Congresso para seguirmos fomentando o aculturamento digital, o que é crucial para capacitar nossos associados a inovar, tomar decisões informadas e enfrentar os desafios éticos e tecnológicos de um futuro cada vez mais automatizado no sistema de justiça e em sua vida cotidiana", destaca o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves, coordenador do movimento.
"Com este link de aculturamento, colegas que não têm contato direto com inovação, tecnologia e IA, além das ferramentas atualmente disponíveis, poderão ampliar seu conhecimento, permitindo que possamos ter uma maior efetividade em nossa função", afirma a promotora de Justiça Júlia Flores Schütt, integrante do Núcleo de Inovação e Tecnologia da AMP/RS e responsável pelo vídeo de introdução da série.
Lançado no fim de março, o Núcleo de Inovação e Tecnologia também foi afetado pelas enchentes que impactaram o Estado em maio. Por meio deste grupo, a Associação tem atuado para ampliar a oferta de informações em áreas específicas e estratégicas, promovendo o conhecimento e trazendo para o centro do debate pautas de interesse da classe, contribuindo para o enriquecimento cultural, uma das premissas da AMP/RS.