AMP/RS participa de seminário sobre reinserção social de apenados
O presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, participou na manhã desta segunda- feira (08), do VII Seminário Externo da FAESP: Do caos à esperança – A situação do egresso do Sistema Penitenciário do RS. O evento que ocorreu pela manhã e segue à noite, no auditório do prédio 11 da PUCRS, teve como objetivo abordar a temática que envolve a atenção aos detentos e a reinserção dos ex-detentos na sociedade.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta, além do dirigente da AMP/RS, pela presidente da FAESP, Tânia Sporleder de Souza; a advogada e voluntária da FAESP Helena Costa Franco; o secretário em exercício de justiça e direitos humanos do Estado, Miguel Velasquez; a promotora de justiça Cynthia Jappur; o diretor da Faculdade de Direito da PUCRS, Fabrício Dreyer de Ávila Pozzebon; e o coordenador do Departamento de Direito Penal e Processual Penal da universidade, Alexandre Lima Wunderlich.
Em sua manifestação na abertura do evento, Azevedo observou que, desde a criação da FAESP, há 15 anos, a AMP/RS mantém um histórico de parceria e apoio mútuo com a fundação. Victor Hugo destacou o trabalho valioso desempenhado pela instituição."São pessoas que revelam uma especial atenção com o ser humano nos momentos de maior vulnerabilidade desses indivíduos. É quando eles estão saindo da carceragem e precisam ser reintegrados ao convívio social. Não fosse a FAESP composta por pessoas com elevado senso de solidariedade, seguramente não estaríamos verificando o êxito alcançado na ressocialização de apenados".
Na parte da manhã, Miguel Velasquez ministrou a palestra "A lei prevê, mas quem cuida do egresso?". Na seqüência o presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia abordou o tema "E a participação da sociedade civil?" Antes, na abertura os professores Fábio Roberto D'Ávila e Rodrigo Moraes de Oliveira fizeram uma abordagem sobre a inércia do Estado em relação à Lei de Execução Penal. Á noite o juiz-corregedor do TJ/RS Marcelo Mairon Rodrigues falará sobre projetos de reinserção social. O mesmo tema será tratado pelo promotor de justiça Gilmar Bortolotto; e pelo presidente do conselho penitenciário do Estado, Rodrigo Puggina.