AMP/RS participa do IX Seminário Jurídico de Frederico Westphalen
O evento, promovido pelo curso de Direito da URI-Campus de Frederico Westphalen, em parceria com a Associação do Ministério Público (AMP/RS) e Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul (Ajuris), está sendo realizado até o dia 16 de maio. Cerca de 500 pessoas lotaram o auditório no primeiro dia do seminário, que teve como palestrante o vice-presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles.
A abertura do IX Seminário Jurídico de Extensão Universitária, realizado em Frederico Westphalen na noite desta segunda-feira (12), contou com a participação da diretoria da AMP/RS e administração do Ministério Público.
O evento, promovido pelo curso de Direito da URI-Campus de Frederico Westphalen, em parceria com a Associação do Ministério Público (AMP/RS) e Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul (Ajuris), está sendo realizado até o dia 16 de maio.
Na abertura do encontro, o presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, destacou a importância do evento. "Eventos como este trazem uma oportunidade ímpar para que o Ministério Público possa demonstrar aos destinatários finais de sua atuação as funções que a Instituição exerce", explica.
Ainda sobre o evento, o coordenador do Núcleo de Palmeira das Missões, Rogério Fava Santos, ressaltou a importância do trabalho conjunto das entidades. "Somente uma parceria plena entre a AMP/RS, Ajuris e a URI é que possibilitaram desenvolver um evento de tal magnitude", afirma.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Eduardo de Lima Veiga, também falou aos presentes, enfatizando o esforço desenvolvido pelo promotor de Justiça no desenvolvimento do seu trabalho. Segundo ele, o promotor de Justiça é igual ao estudante que acredita que a mudança da sociedade está em suas mãos.
Cerca de 500 pessoas lotaram o auditório no primeiro dia do seminário, que teve como palestrante o vice-presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, com mediação do promotor Fábio Lusa Marcon. O vice-presidente, que debateu o tema “Proposta de alteração do procedimento do Tribunal do Juri”, falou sobre as diversas alterações que o Projeto de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, traz ao procedimento do Juri, principalmente quanto à instrução única, à extinção do libelo e à impossibilidade de adiamento do julgamento de réu solto ausente.
Na quarta-feira (14) o assessor especial legislativo da AMP/RS e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP/RS abordou a "A atuação do Ministério Público Estadual na proteção do meio ambiente". "A atuação do Ministério Público Estadual na proteção do meio ambiente". Ainda estão previstas na programação diversas palestras sobre temas atuais envolvendo o universo jurídico, tais como a"Morosidade do Sistema Judicial e alternativas para solução", com o juiz de direito e vice-presidente Cultural a Ajuris, Vanderlei Deolindo e "O Sonho de ser Juiz", sob responsabilidade do desembargador e presidente da Ajuris, Carlos Cini Marchionatti.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento o diretor de Obras da AMP/RS, Antônio Carlos Hornung, e os promotores de Justiça Ricardo Gralha Massia, Anamaria Thomaz, Fábio Lusa Marcon e Vanessa da Silva.
Fonte e fotos: Relacionamento MP/RS
Edição: Imprensa AMP/RS