AMP/RS prestigia ato de elevação de entrância da Promotoria de Viamão
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) esteve presente, nesta terça-feira, dia 23 de abril, na cerimônia que marcou a elevação de entrância da Promotoria de Justiça de Viamão de intermediária para a final. A AMP/RS foi representada pela vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Márcia Villanova. No evento, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, descerrou uma placa alusiva à mudança.
Também prestigiaram o ato a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MP, Josiane Superti Brasil Camejo; o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou; o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CAODH), Leonardo Menin; além dos colegas da Promotoria de Viamão Karina Mariotti, Doraní Borges Medeiros, Tatiana Alster, Roberta Morillos Teixeira e Jair João Franz. A cerimônia ainda contou com a presença do prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, da procuradora-geral do município de Viamão, Bárbara Leme da Silva, do diretor do Foro de Viamão, Cláudio Edel Ligorio, do defensor público Evandro Luís Pituco, e do delegado regional, Rodrigo Bozzetto, além de representantes da OAB.
Viamão é uma das cidades contempladas pela Lei Complementar nº 16.063, aprovada em 2023, que alterou a entrância de 26 Promotorias de Justiça, elevando-as de inicial para intermediária e de intermediária para final.
De entrância inicial para intermediária foram elevadas as Promotorias de Justiça de Campo Bom, Canela, Canguçu, Charqueadas, Encantado, Estância Velha, Gramado, Itaqui, Marau, Panambi, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, São Sebastião do Caí, Três de Maio e Três de Passos.
No mesmo sentido, houve a elevação das Promotorias de Justiça de Bagé, Canoas, Erechim, Gravataí, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Santo Ângelo, Uruguaiana e Viamão da entrância intermediária para a final.