AMP/RS prestigia entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao desembargador Marcelo Lemos Dornelles
A Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) prestigiou, nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e ex-presidente da AMP/RS, Marcelo Lemos Dornelles. A solenidade, realizada no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, contou também com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Brito, do presidente do Tribunal de Justiça em exercício, desembargador Ícaro de Bem Osório, e do ex-governador do Estado, Jair Soares, entre outras autoridades, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, além de familiares e amigos do homenageado. A iniciativa foi do deputado Ernani Polo (PP), hoje Secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, esteve acompanhado do presidente eleito para o biênio 2024/2026, Fernando Andrade Alves; da vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; do assessor especial da Presidência, Felipe Teixeira Neto; do presidente do Conselho de Representantes, Miguel Bandeira Pereira; e dos conselheiros do Conselho de Representantes, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo e Fernando Sgarbossa.
O Ministério Público esteve representado no evento pelo subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, e pelos ex-procuradores-gerais, Paulo Olímpio Gomes de Souza, Roberto Bandeira Pereira, Mauro Henrique Renner e Eduardo de Lima Veiga.
Criada em 1995, a Medalha do Mérito Farroupilha é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destinada a pessoas que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento econômico, social ou cultural do Estado.
Marcelo Lemos Dornelles
Membro do Ministério Público desde 1996, Marcelo Lemos Dornelles atuou como promotor em diversas comarcas até chegar à Capital. Presidiu a Associação do Ministério Público e foi o primeiro promotor a ser eleito Procurador-Geral de Justiça, cargo que ocupou nos biênios 2015-2017 e 2021-2023. Em setembro de 2023, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).