AMP/RS promove 4ª Semana do Ministério Público em Pelotas
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em colaboração com o curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizará, entre 17 e 19 de setembro, a 4ª edição da Semana do Ministério Público de Pelotas. O auditório da UFPel será o espaço para discussões que reunirão membros do MP, estudantes de Direito e representantes da sociedade.
Durante o evento, serão tratados assuntos fundamentais para a área jurídica e para a comunidade, como o papel essencial do Ministério Público na promoção da Justiça e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também serão debatidos o direito ambiental, com foco na atuação histórica e atual do MP, e o reposicionamento de vítimas dentro do sistema de Justiça. O trabalho do promotor de júri e os desafios dessa função serão destacados no encontro.
“Ao completar 40 anos em 2024, a Semana do Ministério Público reafirma sua relevância no âmbito acadêmico jurídico. Em Pelotas, apresentaremos mais uma edição com painéis sobre temas da atualidade. O evento enriquecerá a formação dos futuros operadores do Direito, destacará a importância do Ministério Público e ainda estimulará a integração desses futuros profissionais à Instituição”, destaca o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.
O evento terá início em 17 de setembro, às 19h, com a palestra "Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?", ministrada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. No dia seguinte, às 19h, a promotora Cinara Vianna Dutra Braga discutirá "A atuação do Ministério Público para a efetivação dos Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes Institucionalizados". Logo após, às 20h, a procuradora Sílvia Cappelli apresentará "Direito Ambiental no Brasil e Participação do MP: das Origens à Contemporaneidade". No encerramento, em 19 de setembro, ocorrerão as palestras "O reposicionamento da vítima no sistema de justiça", com os promotores Charles Emil Machado Martins e Alessandra Moura Bastian da Cunha, e "O Promotor do Júri: Sonho e Realidade", com o promotor Eugênio Paes Amorim.
“Essa edição em Pelotas reforça nosso compromisso de estar mais próximos da comunidade e para difundir as ideias e ações do Ministério Público na Academia”, complementa o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves.
Serviço:
Evento: 4ª Semana do Ministério Público de Pelotas
Datas: 17, 18 e 19 de setembro
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFPel – Praça Conselheiro Maciel, 215
Informações: portal.ufpel.edu.br ou (53) 3284-3252
Programação:
17 de setembro (19h): “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, com o procurador-geral Alexandre Saltz.
18 de setembro (19h): “A atuação do Ministério Público para a efetivação dos Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes Institucionalizados”, com a promotora Cinara Vianna Dutra Braga.
18 de setembro (20h): “Direito Ambiental no Brasil e Participação do MP: das Origens à Contemporaneidade”, com a procuradora Sílvia Cappelli.
19 de setembro (19h): “O reposicionamento da vítima no sistema de justiça”, com os promotores Charles Emil Machado Martins e Alessandra Moura Bastian da Cunha.
19 de setembro (20h): “O Promotor do Júri: Sonho e Realidade”, com o promotor Eugênio Paes Amorim.
Próximas edições:
Em comemoração aos 40 anos da Semana do Ministério Público, o evento também será realizado em Nova Prata, nos dias 15 e 16 de outubro.