AMP/RS promove ação cidadã no Dia da Solidariedade
Data oficial para desenvolver a cultura da cidadania como instrumento de transformação social, o Dia da Solidariedade (20/5) congrega este ano ações solidárias originárias das mais diversas instituições gaúchas, além da população em geral. A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) é um exemplo de parceria que vem corroborar a iniciativa solidária num gesto singular: arrecadar medicamentos para o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre – que atende cerca de 150 idosos com uma grande demanda de medicação para consumo mensal (confira a tabela no link abaixo).
As doações poderão ser entregues ou depositadas em caixas de coleta que estarão à disposição de todos os associados nas sedes administrativa e campestre da Associação até o dia 29 deste mês.
Outra opção da AMP/RS é a contribuição para a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Santa Cruz que busca recursos para realização do passeio de 40 crianças ao Beto Carrero World. A viagem está marcada para o dia 2 de junho, e o valor do ingresso-dia é de R$ 29,00 para cada criança. A doação poderá ser efetuada na sede administrativa até dia 29 por meio do contato com o setor de atendimento pelo fone (51) 3254-5300. Uma alternativa é o desconto em conta corrente, ficando a instituição responsável pelo posterior envio do recibo correspondente, sendo que o valor doado poderá ser abatido do imposto de renda.
Histórico
A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da idéia de um grupo de pessoas que acreditava poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. A pressão para a consolidação do projeto deu origem ao Dia da Solidariedade – lei de autoria do deputado estadual Cézar Busatto (nº 11.693 de 26/11/2001), que entrou em vigor em 2002 e acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio.
A oficialização tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Três edições já foram realizadas. Este ano, a concentração para as mobilizações acontece no próximo sábado (20/5), a partir das 10h, no Parque Farroupilha (Redenção).
Desde o lançamento da campanha, no início deste mês, as agências do Banco do Brasil estão recebendo as doações de agasalhos e alimentos. "Vamos encaminhar os agasalhos arrecadados para os gabinetes das primeiras-damas, e as outras doações, para quatro entidades assistenciais", explicou a coordenadora do Comitê da Solidariedade, Iara Wortmann. Asilo Padre Cacique, Espaço Cultural Comunitário, Clínica Esperança e Instituto de Amparo ao Excepcional foram os selecionados.
No ano passado, o Dia da Solidariedade arrecadou 9,3 mil quilos de alimentos, 8,2 mil peças de material escolar e 56 mil peças de agasalhos.
Serviço
Data: Sábado, 20 de maio de 2006
Horário: das 10h às 17h
Local: junto aos Espelhos D’Água do Parque Farroupilha (Redenção)