AMP/RS recebe a visita da presidente do TRE/RS
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, recebeu a visita da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, nesta segunda-feira, 16 de outubro. Acompanhada do cerimonial e da assessoria da presidência do TRE-RS, a presidente fez o convite para o evento de 100 anos do Pacto de Pedras Altas, que vai acontecer nas cidade de Pelotas e no próprio castelo de Pedras Altas, de 7 a 9 de dezembro deste ano.
“Com certeza estaremos participando, pela importância histórica do Pacto, não só para a Justiça Eleitoral, mas para o Rio Grande do Sul e o Brasil e também pela história e o legado de Joaquim Francisco de Assis Brasil”, disse o presidente João Ricardo Santos Tavares.
A programação do evento contará com visitação a pontos culturais e históricos da região, inclusive ao Castelo de Pedras Altas. No local, foi assinado o acordo político de paz, no dia 14 de dezembro de 1923, após 11 meses de luta armada no Rio Grande do Sul, pondo fim à Revolução de 1923. A revolta envolveu de um lado os partidários do presidente do Estado, o republicano Antônio Augusto Borges de Medeiros, e, de outro, os aliados do líder federalista Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Confira a programação preliminar do evento:
7 de dezembro
18h - Credenciamento
19h - Solenidade de Abertura
19h30 - Palestra Magna: Joaquim Francisco de Assis Brasil e o Código Eleitoral de 1932
20h15 - Evento Cultural
8 de dezembro
9h - Visita à rota das Charqueadas
14h - Painel 1: O RS sob o prisma político, social e econômico no contexto da Revolução de 1923
Palestrantes: Luis Rosenfield e Guilherme Rodriques Carvalho Barcelos
15h - Painel 2: O sistema eleitoral da República Velha à Revolução de 1923 - os antecedentes do Código Eleitoral de 1932
Palestrantes: Paolo Ricci e Vânia Siciliano Aieta
16h - Intervalo: Lançamento do livro alusivo ao Pacto de Pedras Altas (IGADE) e distribuição do livro do Ministro Paulo Brossard sobre o pensamento de Joaquim Francisco de Assis Brasil
17h - Depoimento
Luiz Carlos Segat - Advogado, produtor rural. Proprietário do Castelo de Pedras Altas
17h30 - Painel 3: O legado de Assis Brasil para a democracia brasileira - o Código de 1932 e a Justiça Eleitoral
Palestrante: Eneida Desiree Salgado
18h - Encerramento
9 de dezembro
9h - Saída de Pelotas para Pedras Altas
10h30 - Visitação guiada ao Castelo de Pedras Altas
13h - Almoço de confraternização no local (por adesão)