Amprgs e Brasil Responsável lançam Prêmio de Responsabilidade Social
O Bar da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) ficou lotado no lançamento da sexta edição do Prêmio Press 2005, na noite desta terça-feira (27/09). Um público constituído por jornalistas e formadores de opinião conheceu mais detalhes a respeito de uma das novidades deste ano: o Prêmio de Responsabilidade Social, instituído em parceria pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Amprgs) e Revista Brasil Responsável, o braço do Terceiro Setor da Editora Press e Advertising.
O diretor geral da editora, Júlio Ribeiro, explicou que, enquanto o Prêmio Press visa a mobilizar e valorizar os jornalistas gaúchos, a premiação especial criada em conjunto com a Amprgs fará o reconhecimento a uma pessoa, personalidade, empresa ou instituição que atue na disseminação do conceito de responsabilidade social. “Em meio a tantos maus exemplos, queremos mostrar bons exemplos”, resumiu Ribeiro.
Já o presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, assinalou que a falta de algumas políticas públicas em áreas como saúde, educação e proteção à juventude levam a atividades relacionadas à responsabilidade social a fim de preencher essas lacunas. “Como a missão do Ministério Público está vinculada à manutenção da ordem jurídica, trabalhar para assegurar a cidadania às pessoas faz parte da nossa atuação. Pretendemos estimular não somente os membros do MP mas também a sociedade em geral”, afirmou Otaviano. “E, para a divulgação das ações positivas, é imprescindível o trabalho dos jornalistas”, concluiu o procurador de Justiça.
O anfitrião e presidente da ARI, Ercy Torma, elogiou a iniciativa e lembrou que boas idéias devem ser copiadas: “Por isso, a exemplo do Prêmio Press, não divulgaremos previamente os vencedores do Prêmio ARI”. O evento contou com a presença do coordenador da Assessoria de Comunicação Social do governo do Estado, Celito De Grandi; do coordenador administrativo do setor de jornalismo da prefeitura, Flávio Dutra; do coordenador de publicidade do governo do Estado, Alexandre Pradier; do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Carlos Torves; do presidente da Associação Riograndense de Propaganda, Aírton Rocha; e do assessor de comunicação social da Amprgs, Ricardo Valdez.
A média de participações nos anos anteriores atingiu 50 mil indicações, envolvendo em torno de 300 profissionais indicados no total. A entrega do troféu para os vencedores será dia 22 de novembro, a partir das 19h, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa.
Conheça mais sobre o Prêmio Press 2005
– O tema é “Um ano pra ficar na história”, criado pela agência Integrada em uma referência ao grande volume de acontecimentos, regionais, nacionais e internacionais que mobilizaram os profissionais de imprensa até aqui.
– As votações online, em 16 categorias, começam nesta quarta-feira (28/09) pelo site www.revistapress.com.br e seguem até 30 de outubro.
– Nesta etapa, serão recolhidos os votos Popular (qualquer pessoa pode votar uma vez por dia) e Profissional (só jornalistas registrados participam com um único voto em todo o período).
– Os dois mais votados no Voto Popular e os três mais votados no Voto Profissional formam uma lista quíntupla que vai à última fase de escolha com o Voto de Lideranças, do qual participam, em voto secreto, cerca de 30 autoridades e personalidades políticas, empresariais, classistas e acadêmicas do Estado.
– O Prêmio Press 2005 tem o patrocínio da FIERGS, apoio da Assembléia Legislativa, Rede Pampa e Krim Bureau.