Amprgs entrega Prêmio Brasil Responsável na Assembléia
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Amprgs) concederá, em parceria com a Revista Brasil Responsável, o Prêmio Brasil Responsável nesta terça-feira (21/11), às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. O vencedor poderá ser uma entidade, empresa ou personalidade com notória atuação dentro do conceito de responsabilidade social. A instituição dessa premiação especial é uma das novidades do Prêmio Press 2005, que desde o surgimento, em 2000, busca mobilizar e valorizar os jornalistas gaúchos, destaca o diretor geral da Editora Press e Advertising, Júlio Ribeiro.
“Como a missão do Ministério Público está vinculada à manutenção da ordem jurídica, trabalhar para assegurar a cidadania às pessoas faz parte da nossa atuação. Pretendemos estimular não somente os membros do MP mas também a sociedade em geral”, afirmou o presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes.
Está no próprio cerne do Ministério Público a luta pela inclusão de todos nas diversas áreas da cidadania – um dos princípios da defesa do regime democrático. Por isso, a Amprgs já tem uma tradição de envolvimento no diálogo e em ações integradas com as forças sociais e políticas comprometidas com a universalização da cidadania e elaboração de um projeto estratégico de desenvolvimento socialmente justo.
Outra iniciativa da entidade na área, neste ano, foi o Prêmio Amprgs de Responsabilidade Social, que visa evidenciar atividades de inclusão social, efetivação da democracia, universalização da cidadania, desenvolvimento social justo, promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, proteção do meio ambiente, do consumidor e de outros direitos e interesses socialmente relevantes. Poderão ser contemplados membros do MP, agentes públicos de outros poderes, entidade da iniciativa privada ou do Terceiro Setor.