Ano de 2012 foi marcado por lutas, conquistas e desafios renovados
O ano de 2012 chega ao fim, e muitas foram as ações nas quais a AMP/RS esteve engajada ou mostrou protagonismo. Com foco institucional, classista ou voltado à responsabilidade social, a entidade manteve uma postura atuante e firme diante de uma série de questões de grade relevância no contexto do Ministério Público e de seus membros.
O ano de 2012 chega ao fim, e muitas foram as ações nas quais a AMP/RS esteve engajada ou mostrou protagonismo. Com foco institucional, classista ou voltado à responsabilidade social, a entidade manteve uma postura atuante e firme diante de uma série de questões de grade relevância no contexto do Ministério Público e de seus membros.
Alguns desses enfrentamentos são remanescentes do ano anterior, como as batalhas contra o aumento da alíquota de contribuição previdenciária e contra a aprovação da PEC 37, concebida para, em excluindo o MP das investigações criminais, perpetuar práticas como a corrupção e a impunidade, por exemplo. Ao longo do ano, a entidade, ombreada a outros representantes da sociedade civil, obteve vitórias importantes no Judiciário quanto à questão da previdência, embora esse seja um tema sobre o qual resta, ainda, o julgamento do mérito no Tribunal de Justiça.
Igualmente, o enfrentamento à tramitação da chamada PEC da Impunidade no Congresso Nacional também teve resposta firme, com a articulação de uma campanha nacional para conscientização da sociedade e sensibilização dos parlamentares. A mobilização seguirá forte em 2013, e a adesão de todos os colegas será fundamental.
PRESTÍGIO DA CLASSE
Por outro lado, foi um sucesso o XI Congresso Estadual do Ministério Público,
realizado em Canela. Basta constatar a participação de dezenas de representantes
da classe oriundos de todo o país, além do prestígio da Conamp, do CNMP, do
Conselho Nacional dos Ouvidores do MP e do Colégio de Diretores de Escolas de
Ministérios Públicos Brasileiros, que realizaram seus eventos simultaneamente, em
espaços anexos do Laje de Pedra.
A AMP/RS esteve, e continua, fortemente empenhada na campanha pela renegociação da dívida do Estado com a União. Além das audiências públicas e encontros realizados em cidades-pólo do interior para discutir o tema com as comunidades, uma comitiva formada por representantes de dezenas de entidades que formam a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública esteve em Brasília para apresentar o problema aos parlamentares. o assunto segue na pauta do movimento em 2013.
ATENÇÃO ESPECIAL À EDUCAÇÃO
Mas, entre outras iniciativas de grande significado no âmbito associativo,
ganharam especial importância aquelas em que fortaleceu-se relação com o universo
da educação. O sucesso de 2011 repetiu-se na segunda edição do Projeto Conhecendo o Ministério Público, que em 2013 deverá ganhar ainda mais força. A integração dos membros da classe com jovens estudantes de escolas públicas e privadas, dos ensinos Fundamental e Médio, inclusive com alunos da FASE, mostrou que essa relação é promissora e ainda tem muito a crescer. Uma parceria vem sendo alinhavada entre a AMP/RS e a Administração Superior para inserir o projeto no calendário oficial da Instituição, ganhando ainda mais visibilidade e valorização.
E, ainda, na área do ensino e da ligação da entidade com o mundo acadêmico, as tradicionais Semanas do Ministério Público, como de praxe, reuniram milhares de estudantes de Direito por todo o Estado. Auditórios lotados, palestras sobre temas variados, sempre relacionados ao papel institucional, e painelistas de alta qualidade compuseram os eventos, que cruzaram o Rio Grande do Sul.