ARL empossa Avelino Alexandre Collet
Eleito em 14 dezembro, o Promotor de Justiça aposentado, Avelino Alexandre Collet,é o mais novo "imortal" da Academia Rio-grandense de Letras. A cerimônia será no dia 29 de março, no salão nobre do Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, 110, às 18h. Ele vai ocupar a cadeira 21 que pertenceu ao acadêmico Hélio Moro Mariante.
Orador oficial do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Collet foi secretário de Estado na gestão do governador Alceu Collares. Sócio da União Brasileira de Escritores, publicou três livros de poesia e oratória, bem como vários artigos em jornais e revistas. Participou de muitos cursos em diferentes áreas de cultura e aprimoramento. Natural de Erechim - RS, Collet é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC.
Fundada em 1901, a ARL possui um colegiado de 40 acadêmicos, entre eles: Luiz Antonio Assis Brasil, José Francelino de Araújo, e o professor Hugo Ramírez, que lecionou em Erechim na década de 1950. O objetivo da Academia Riograndense de Letras é o culto à palavra, com a publicação de romances, poesias, contos, ciências e literatura em geral.
Fonte: Prefeitura de Erechim