Associação do MP prestigia eventos institucionais
A diretoria da AMP/Rs prestigiou, neste início de semana, dois importantes eventos da Instituição. Na segunda-feira, o presidente da entidade, Victor Hugo Azevedo; e o vice Sérgio Harris acompanharam as solenidades de posse dos novos membros do Conselho Superior do MP e do procurador de Justiça Eduardo Bernstein Iriart, bem como do descerramento da foto de Armando Antônio Lotti como ex-corregedor-geral.
Em sessão solene realizada na segunda-feira(1º), no Palácio do Ministério Público, o colendo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça empossou cinco novos Conselheiros titulares do Conselho Superior do MP e cinco suplentes para o biênio 2013-2015, eleitos recentemente pela classe. Foram empossados Gilmar Possa Maroneze, Roberto Bandeira Pereira, Angela Salton Rotunno, Renoir da Silva Cunha e Synara Jacques Buttelli, como titulares; além de Ana Maria Schinestsck, Francisco Werner Bergmann, Luciano Dipp Muratt, Ricardo da Silva Valdez e Ricardo Vaz Seelig, como suplentes.
RESPONSABILIDADE
Em nome dos empossados, Angela Rotunno afirmou que a eleição para o CSMP significa honra e responsabilidade. Destacou que é uma honra refletir e “opinar sobre assuntos da vida da Instituição”. Acrescentou que, com a rejeição da PEC 37, o MP “deve ter consciência de sua responsabilidade com sabedoria” sempre na defesa do Estado Democrático de Direito.
Na mesma solenidade o Órgão também deu posse a Eduardo Bernstein Iriart no cargo de procurador de Justiça e aos novos coordenadores das Procuradorias. Foram empossados o coordenador da Procuradoria de Justiça Criminal Edgar Luiz de Magalhães Tweedie e seu substituto, Gilberto Thums; e o coordenador da Procuradoria de Justiça Cível Ricardo da Silva Valdez e seu substituto, Altamir Francisco Arroque.
MUDANÇAS
Por sua vez, Eduardo Iriart afirmou que o momento atual é de mudanças no país, com os protestos nas ruas contra a corrupção e outros temas. Por isso, segundo ele, o MP deve pensar sua atuação como agente político na busca da efetividade, após a Câmara dos Deputados rejeitar a PEC 37.
PRESENÇAS
Além do procurador-geral, do presidente da AMP/RS e do corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi, prestigiaram a solenidade os subprocuradores-gerais Ivory Coelho Neto, Daniel Sperb Rubin e Marcelo Dornelles; a chefe de gabinete e secretária-geral, Isabel Bidigaray; a subcorregedora-geral do MP, Noara Bernardy Lisboa; o vice-presidente da Fundação Escola Superior do MP, David Medina da Silva; e o ouvidor do MP, Luiz Cláudio Varela Coelho; além de servidores e familiares.
NOVA FOTO NA GALERIA DE EX-CORREGEDORES
Também na segunda-feira, o presidente da AMP/RS acompanhou o descerramento da foto de Armando Antônio Lotti na galeria de ex-corregedores-gerais do MP. O procurador ocupou o cargo nos períodos de 2008/2010 e 2010/2012. Em sua fala, durante o evento, Lotti disse que aquele era um momento de celebração, ressaltando que a fotografia é resultado de um esforço coletivo, dos promotores-corregedores e dos servidores. “Os corregedores-gerais que me precederam sempre serviram de inspiração, pois apreendi muito com eles. E espero que, com esta imagem, possamos recordar os bons momentos vividos nesta casa”.
PRESTÍGIO EM ALTA
Também prestigiaram o evento o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador André Luiz Planella Villarinho; a corregedora-geral adjunta da Procuradoria-Geral do Estado, Joline Erig Wailler, representando o governo do Estado; a corregedora-geral em exercício da Defensoria Pública do Estado, Rafaela Consalter; o representante do procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Roberto Luís Oppermann Thomé; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; e a subcorregedora-geral do MP, Noara Bernardy Lisbôa. Ainda, o auditor público externo José Maria Flesch Chaves, representando a presidência do Tribunal de Contas do Estado; a chefe de gabinete e secretária-geral do MP, Isabel Bidigaray; a coordenadora do gabinete de Comunicação Social e do Memorial do MP, Velocy Pivatto; a Ouvidora Substituta, Julia Ilenir Martins; o representante da FMP, Cesar Faccioli; o oficial do 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva; os ex-corregedores-gerais do MP Vladmir Giacomuzzi, Luis Carlos Ávila de Carvalho Leite, Cézar Antonio Rigoni, José Barrôco de Vasconcellos e Mário Cavalheiro Lisbôa; procuradores e promotores de Justiça.