Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Atuação do MP é o maior argumento contra a PEC da Impunidade

oito pessoas no Rio Grande do Sul por adulteração de leite, o Ministério Público fortalece seu maior argumento contra a PEC 37: a atuação de seus membros. Iniciativas como essa, que interrompem atividades criminosas e levam à punição dos responsáveis, são a marca da Instituição em todo o país, ao longo dos tempos. Por conta de seus resultados, preservar a ação investigatória do Ministério Público é – mais do que um direito da sociedade – uma obrigação do Estado.
10/05/2013 Atualizada em 21/07/2023 10:57:30
Compartilhe:
1368207999.jpg


Ao deflagrar a Operação Leite Compensado, que nesta semana resultou na prisão de oito pessoas no Rio Grande do Sul por adulteração de leite, o Ministério Público fortalece seu maior argumento contra a PEC 37: a atuação de seus membros. Iniciativas como essa, que interrompem atividades criminosas e levam à punição dos responsáveis, são a marca da Instituição em todo o país, ao longo dos tempos. Por conta de seus resultados, preservar a ação investigatória do Ministério Público é – mais do que um direito da sociedade – uma obrigação do Estado.



Sobram exemplos de investigações promovidas pela Instituição e que redundaram no fim de esquemas fraudulentos por todo o país. No caso da Operação Leite Conpensado, merece destaque a atuação das Promotorias especializada Criminal, na figura do colega Mauro Rockenbach, e de Defesa do Consumidor, com o promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho. Mas a história mostra, com facilidade, outros episódios nos quais a participação do Ministério Público foi crucial e determinante na apuração dos fatos.

milk300.jpg



São tantos os casos a consolidar a relevância do papel ministerial na apuração de delitos, que o assunto ganhou ampla repercussão nacional e internacional. Nesta semana, ao analisar a Operação Leite Compensado no programa Chamada Geral, o jornalista Cláudio Brito, comentarista da área jurídica da RBS, voltou a destacar os riscos da PEC 37. Brito lembrou que se a proposta estivessem em vigor, o Ministério Público não poderia desenvolver o trabalho que levou à descoberta do crime. Clique aqui para ouvir o comentário de Cláudio Brito sobre a Operação Leite Compensado e sua relação com a PEC 37.



GABARITO NO RS

No Rio Grande do Sul, um dos casos foi a Operação Gabarito, na década passada, que descobriu, a partir de escutas telefônicas feitas com autorização judicial, uma série de fraudes em licitações. O esquema, além de garantir aparente legalidade à licitação, permitiria uma espécie de rodízio e admitiria a interferência direta de chefes dos Executivos municipais, com a possibilidade de favorecimento de determinados candidatos.



MENSALÃO EMBLEMÁTICO

Outra situação emblemática, essa em esfera nacional, é o escândalo do Mensalão. A investigação apontou o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional entre 2005 e 2006 para a aprovação de projetos de interesse do Executivo e que resultou na Ação Penal 470, movida pelo Ministério Público.



Em abril deste ano, uma grande ação movimentou mais de 150 promotores e 1.300 policiais no combate à corrupção em pelo menos 12 Estados. Coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco),em parceria com diversos órgãos estaduais, a Operação Nacional Contra a Corrupção teve como foco esquemas criminosos que seriam responsáveis por desvios de verbas que podem ultrapassar R$ 1,1 bilhão.
Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2024-09-27 at 12.07.55 (2)
Loading...
Notícias

Reunião marca a apresentação dos números finais do XVI Congresso Estadual do MPRS

27/09/2024
/arquivos/lamachia
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia ato que homenageou Leonardo Lamachia como Cidadão Emérito de Porto Alegre

27/09/2024
/arquivos/julia
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia lançamento da obra "Desperdício do Compliance Penal no Brasil"

27/09/2024
/arquivos/001
Loading...
Notícias

AMP/RS promove Almoço de Jubilados e Pensionistas de setembro

26/09/2024