Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Café da manhã marca Dia Estadual do MP e lança 17ª edição do Prêmio Jornalismo

Em um café da manhã oferecido pela AMP/RS, foi lançado, nesta segunda-feira(29), o XVII Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O evento, realizado no foyer da sede do MP/RS, com a participação de dezenas de membros da classe e representantes de veículos de imprensa, também marcou as comemorações pelo Dia Estadual do MP. Promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça, AMP/RS e FMP, com apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Sindicato dos Jornalistas do RS e do Hotel Continental Canela, a premiação destaca os trabalhos que melhor traduzem a atuação da Instituição e de seus membros, nas categorias Impressa, TV, Rádio, Web e Fotografia. Também haverá uma premiação especial para a melhor reportagem que aborde o combate ao crime organizado.
29/06/2015 Atualizada em 21/07/2023 11:02:21
Compartilhe:
1435601878.jpg


Em um café da manhã oferecido pela AMP/RS, foi lançado, nesta segunda-feira(29), o XVII Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O evento, realizado no foyer da sede do MP/RS, com a participação de dezenas de membros da classe e representantes de veículos de imprensa, também marcou as comemorações pelo Dia Estadual do MP.



Promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça, AMP/RS e FMP, com apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Sindicato dos Jornalistas do RS e do Hotel Continental Canela, a premiação destaca os trabalhos que melhor traduzem a atuação da Instituição e de seus membros, nas categorias Impressa, TV, Rádio, Web e Fotografia. Também haverá uma premiação especial para a melhor reportagem que aborde o combate ao crime organizado.



IMPRENSA E MP COM MISSÕES COMUNS

shp.jpgDurante a solenidade, o presidente da Associação, Sérgio Harris, salientou o simbolismo da data, em que se comemora o Dia Estadual do MP. “O que faz o MP ter papel tão importante na busca pela democracia e do aprimoramento das nossas relações sociais? O sentimento de pertencimento é a nossa alma e o nosso espírito, que nos dá força para enfrentar as dificuldades” O dirigente também ressaltou as diferenças e semelhanças entre o Ministério Público e a imprensa, destacou que ambos têm o compromisso e a missão de buscar a verdade e a justiça. “Embora tenhamos rotinas com tempos diferentes, nossas linguagens e nossos métodos sejam conflitantes, em determinados momentos, trabalhamos, todos, na busca da verdade e da construção de uma sociedade melhor, bem como a fiscalização do que acontece na seara pública e privada”, disse Harris.



dav.jpgPrimeiro a se manifestar no encontro, o presidente da FMP, David Medina da Silva, pontuou a importância de marcar o Dia Estadual do MP como uma conquista para a democracia. “Imprensa e MP têm muito em comum. São instituições que lutam pela afirmação da democracia, das conquistas democráticas, pela transparência, pela verdade. É uma alegria saudar este evento e este momento como uma iniciativa em prol da democracia e da sociedade brasileira”, disse Medina.



TRABALHO PARA ENFRENTAR CRISE

mdp.jpg
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, lembrou que o momento é de dificuldade em todo o mundo. “Estamos vivendo uma crise mundial. Nosso país está em crise. Mais do que crise econômica, vivemos crises moral, ética e política. Precisamos de maturidade para enfrentar. Por isso, essa parceria e o fortalecimento das instituições de Estado, públicas e republicanas são fundamentais para superarmos esse momento”.

Segundo Dornelles, o MP/RS está pronto enfrentar a situação. “Nós vamos reagir. Não será podando e travando o funcionamento do MP que a crise será solucionada. Nossa resposta será trabalhando. Precisamos ter condições de trabalhar, enfrentando os gargalos da máquina pública, os gargalos de desvios de dinheiro público e de relação imprópria com empresários. Vamos fazer de tudo para que isso aconteça. E contamos com cada um dos colegas promotores e com cada jornalista para a divulgação adequada e correta”.



PRESENÇAS

Prestigiaram o evento os vice-presidentes da Associação Martha Beltrame e João Ricardo Santos Tavares, os subprocuradores-gerais de Justiça Ana Cristina Petrucci, Paulo Emílio J. Barbosa e Fabiano Dallazen, o corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi; o ouvidor, Mauro Henrique Renner; e o secretário-geral do MP, Benhur Biancon Jr. Também, o coordenador da Procuradoria de Fundações, Keller Dornelles Clos; os promotores-assessores Carla Frós,  André Fernando Carvalho Leite, os coordenadores do CAO Criminal, Luciano Vaccaro, Cível e de Defesa do Patrimônio Público, José Francisco Seabra Mendes Jr., de Defesa do Consumidor e da Ordem Pública, Caroline Vaz; e da Procuradoria de Recursos, Luiz Fernando Calil de Freitas, além de promotores e procuradores de Justiça, servidores e os presidentes da ARI, João Batista de Melo Filho, e do Sindicato dos Jornalistas do RS, Milton Siles Simas Jr.



PRÊMIO

A premiação é realizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e patrocínio do Hotel Continental Canela.



O propósito é laurear as melhores reportagens editadas em “jornal, rádio, televisão e Web” sobre as ações do MP. Há, ainda, premiação para “fotografias” que, de alguma forma, expressem o trabalho dos Promotores de Justiça ou da Instituição. Esta edição também concederá uma premiação especial para a melhor reportagem, independente da mídia, que aborde o combate ao crime organizado.



FINALIDADE

O concurso de jornalismo foi criado em 1999 pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público, em virtude do grande leque de atribuições da Instituição e a alta função social que lhe foi conferida pela Constituição Federal, além da necessidade, cada vez maior, do conhecimento de suas atividades e realizações. O objetivo é premiar as matérias jornalísticas que “melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências do Ministério Público, bem como seu papel e atuação perante a sociedade”. Serão concedidos aos vencedores prêmio em dinheiro, comendas e um final de semana no Hotel Continental, em Canela.



INSCRIÇÕES

Os jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar as matérias à Assessoria de Imprensa do Ministério Público no período entre 15 de outubro e 16 de novembro deste ano, conforme o exigido no regulamento que pode ser acessado aqui.

Últimas notícias
/arquivos/001
Loading...
Notícias

AMP/RS promove Almoço de Jubilados e Pensionistas de setembro

26/09/2024
/arquivos/conamp
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS participa de reunião ordinária da CONAMP

25/09/2024
/arquivos/grupo literario
Loading...
Notícias

Grupo Literário promove recital de poesias

25/09/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-09-23 at 10.07.36
Loading...

Semana do Ministério Público de Pelotas encerra com debates intensos

23/09/2024