Câmara dos Deputados adia votação da PEC 37
A Câmara dos Deputados anunciou oficialmente nesta quinta-feira (20), que adiou a votação da Proposta de Emenda à Constituição 37/11, que restringe a investigação criminal às polícias federal e civis, o que impede o Ministério Público de abrir inquéritos. A informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara. A votação estava prevista para o próximo dia 26.
Uma nova data deverá ser marcada durante reunião do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, com o grupo de trabalho que discute o texto. A reunião será realizada na próxima terça-feira (25).
O adiamento da votação ocorreu na semana em que, encerrado o prazo de atuação de GT de Aperfeiçoamento da Investigação Criminal, não houve consenso entre os representantes do MP e das Polícias, quanto ao texto elaborado como alternativa à PEC 37. Também essa semana, milhares de manifestantes em Brasília e outras 80 cidades brasileiras foram às ruas protestar contra vários itens, entre eles a proposta que retira o poder de investigação do Ministério Público.
PELO MUNDO
As manifestações também foram protagonizadas por comunidade de brasileiros que vivem em diversos países. A onda de protestos repercute nos veículos de comunicação do Brasil e do Exterior. Jornais como o francês Le Monde, o americano New York Times, o alemão Die Zelt e o inglês The Guardian, além dos sites da CNN e da BBC News deram ampla cobertura aos atos públicos e seus desdobramentos.