Caminhos para o conhecer e <br>aperfeiçoar o Ministério Público
Nesta quarta-feira (15/2), um grupo formado por representantes do Ministério Público se reuniu novamente na Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário (Ministério da Justiça), em Brasília. O objetivo foi fechar a formatação de um questionário, que será a principal ferramenta de trabalho a ser utilizada pela pesquisadora Maria Teresa Sadeck (USP) para elaborar uma pesquisa sobre o Ministério Público.
Além de Sadeck, participaram da reunião o vice-presidente da Conamp José Carlos Cosenzo, o secretário da Reforma do Judiciário Pierpaolo Bottini, e o representante do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Charles Hamilton.
Com a formatação do questionário, o próximo passo será enviá-lo para um "pré-teste" a um pequeno número de membros do Ministério Público escolhidos aleatoriamente. Eles oferecerão sugestões sobre a forma como estão elencadas as perguntas.
Depois disso, o questionário será enviado a todos os membros do Ministério Público brasileiro, tanto da ativa quanto aposentados. As respostas serão examinadas de forma impessoal, anônima e com tratamento estatístico, com o único objetivo de conhecer e aperfeiçoar a atuação do MP.
São 41 perguntas desdobradas em vários temas, como o perfil dos integrantes, opiniões sobre as atividades e, principalmente, quanto ao desempenho e relacionamento com as demais instituições, Poderes, associações, ongs, etc. "A pesquisa, que é pioneira, vai representar justamente o sentimento institucional e ditar os rumos que o Ministério Público deve tomar", explica o vice-presidente da Conamp José Carlos Cosenzo.
Fonte: site da Conamp