Campanha "Conte até 10" é lançada no Rio Grande do Sul
Foi lançada na tarde desta quarta-feira (12), em Porto Alegre, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”. Promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça, a iniciativa tem apoio da AMP/RS e da Procuradoria-Geral de Justiça do RS. O evento, conduzido pelo chefe do Ministério Público gaúcho, Eduardo de Lima Veiga, foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, na Vila Safira, Bairro Mário Quintana, e contou com a participação da juíza federal da 4ª Região e conselheira do CNMP Taís Schilling Ferraz. O vice-presidente da Associação Alexandre Saltz prestigiou a cerimônia.
O objetivo da campanha é conscientizar a população a não agir por impulso em situações de conflito ou discussões cotidianas, com intenção de diminuir os índices de assassinatos por motivos fúteis. Durante a solenidade, foram exibidos os filmes que estão sendo veiculados gratuítamente nos veículos de comunicação de todo o país desde o lançamento nacional da campanha, em novembro. Participam dos VTs os campeões de MMA Anderson Silva e Junior Cigano, além dos judocas Leandro Guilheiro e Sarah Menezes. Com o slogan ”A raiva passa, a vida fica”, os atletas passam a mensagem de paz e de não reação em situações de possível violência.
Em sua fala, Veiga lamentou o alto índice de jovens que morrem em conflito e chamou a atenção para os que estão do outro lado destas histórias. “Aquele que comete o crime e que terá sua vida estragada. Por isso, sempre vale à pena contar até 10”, afirmou.
MENSAGEM DIRETA AOS JOVENS
A conselheira Taís Ferraz explicou que a campanha é voltada, especialmente, para o público jovem, porque, segundo dados do CNMP, essa é a faixa etária que mais se envolve em brigas por motivos fúteis. “O Brasil é o primeiro país do mundo em número de assassinatos. E isso não faz sentido, já que não vivemos em guerra. O objetivo da campanha é mudar esses números”, ressaltou Taís. Por meio de uma dinâmica de grupo envolvendo as crianças da escola, o comunicador da RBS TV Manoel Soares passou a mensagem de que “corajoso é quem foge da briga”, estimulando o chamado “deixa pra lá” no caso de alguma provocação.
MP NA ESTRADA
Na ocasião, foi apresentado em frente à Escola o ônibus do Ministério Público, dando início ao projeto “MP na Estrada”, que visa divulgar ações da Instituição e facilitar o atendimento à população.
Participaram da solenidade o subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; a secretária-geral e chefe de Gabinete do Ministério Público; Isabel Guarise Barrios Bidigaray; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja; os promotores de Justiça Adriano Marmitt e Lúcia Helena Callegari; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, juiz corregedor Leandro Raul Klippel; a presidente da Comissão de Defesa da Promoção do Direito Fundamental à Educação da OAB/RS, Denise Souza Costa; o secretário de Estado adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Granato Velasquez; o subchefe de Polícia, delegado Enio Gomes de Oliveira, o representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Carlos Roberto Sant’ana da Rosa, diretor do Programa RS na Paz; o comandante da 1ª Cia do 20º BPM, Major Ari Chaves; o delegado Antônio Carlos Padilha, diretor de Planejamento da Polícia Civil e gestor de Metas da Enasp; o diretor-geral do Ministério Público, Roberval da Silveira Marques; a coordenadora adjunta da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Lucia Wendland; a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, professora Sandra Aguiar; e o coordenador do Comite de Prevenção à Violência na Escola, da 1ª CRE, Jorge Rial.