Campanha da AMP/RS contra o crack será adotada pela Conamp
A campanha Crack - Ignorar é o seu vício?, da AMP/RS, será adotada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) em 2010 e lançada em outros estados do Brasil. A definição foi anunciada nesta quinta-feira, em Florianópolis, logo após a apresentação do trabalho da AMP/RS, pelo presidente Marcelo Dornelles, durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Conamp.
Assistido pelos colegas de diversos Estados e do Distrito Federal, Dornelles
explicou os objetivos da iniciativa lançada em maio deste ano e os números
que envolvem a droga no Rio Grande do Sul. Até o momento, a campanha da entidade já realizou 71 intervenções no Rio Grande do Sul e atingiu cerca de 20 mil pessoas.
A principal intenção das ações é mobilizar as comunidades, através das Promotorias de Justiça, para a atuação em redes visando a prevenção, tratamento e repressão às drogas. "Nas palestras ou reuniões com promotores de Justiça, professores ou agentes públicos percebemos que somente através da união de esforços é possível enfrentar a drogadição, especialmente o crack", conta o presidente da
Associação.
A reunião da Conam foi realizada no Centro de Convenções CentroSul, onde ocorreu, paralelamente, o 18° Congresso Nacional do MP. Entre os assuntos na pauta da reunião estiveram a possibilidade do exercício de atividade político partidária por membros do Ministério Público e o Projeto de Lei n.° 5139 de 2009, que trata da Ação Civil Pública (ACP). De autoria do Poder Executivo, a proposta amplia os direitos coletivos que podem ser objeto de ACP e a lista de quem pode propor esse tipo de ação.