Caxias encerra os debates com candidatos no interior
Mais de 1.500 quilômetros foram percorridos pelos quatro candidatos a Procurador-Geral de Justiça na última semana. Eles participaram da Caravana de Debates promovida pela Associação do Ministério Público. A Caravana teve início em Pelotas, passando por Santa Maria, Passo Fundo e encerrando na tarde de sexta-feira (9) em Caxias do Sul. "Além de oferecer aos promotores e procuradores uma oportunidade para conhecer mais de perto as propostas de cada concorrente, os debates são um momento de discussão da própria Instituição", registra o presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, mediador dos eventos.
Já no primeiro encontro, ocorrido na terça-feira em Pelotas, os temas que seriam destaque durante toda a semana foram trazidos à discussão pela platéia. A implantação do subsídio - como sistema de remuneração de promotores e procuradores do Rio Grande do Sul - foi assunto recorrente. Cada candidato apresentou sua proposta de trabalho para gestionar, junto à Assembléia Legislativa e ao Governo do Estado, a aprovação do projeto que propõe alteração na forma de remuneração dos integrantes do Ministério Público.
Em todos os municípios onde se realizaram os debates os ataques do STF ao Ministério Público, durante julgamento da Lei de Improbidade Administrativa e do teto remuneratório dos magistrados, foram amplamente discutidos.
Questões internas do Ministério Público também estiveram na pauta. Os candidatos foram inquiridos sobre suas propostas para combater a estagnação da carreira no MP, a qualificação do quadro funcional e a possibilidade de implantação das promotorias regionais.
Encerrados os debates no interior, os quatro candidatos – Antonio Carlos de Avelar Bastos, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, José Túlio Barbosa e Mauro Henrique Renner – preparam-se para o encontro em Porto Alegre, que vai acontecer no dia 16 de março, às 18h, na sede principal do Ministério Público, av. Aureliano de Figueiredo Pinto nº80, Torre Norte, 3º andar.
A eleição para Procurador-Geral está prevista para o dia 17 de março.