Com foco no XVI Congresso Estadual do Ministério Público, AMP/RS lança a 11ª edição da Revista Réplica
Nesta semana, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) lançou uma edição especial da Revista Réplica, que destaca o XVI Congresso Estadual do Ministério Público, realizado em setembro de 2024, em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento contou com a participação de mais de 700 pessoas, incluindo promotores, procuradores, membros jubilados, pensionistas, palestrantes e autoridades de todo o país.
O congresso abordou temas como sustentabilidade e os desafios da modernidade, ocorrendo em um momento de reconstrução para o Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, refletindo o compromisso da AMP/RS e do Ministério Público com questões sociais relevantes.
A 11ª edição da revista apresenta resumos das discussões, os principais pontos da Carta de Gramado lida pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves, além de imagens da abertura do evento, das atividades, das reuniões paralelas e da apresentação de teses, totalizando 24 páginas.
Inclui ainda uma entrevista exclusiva com o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, que avalia seus quatro anos de gestão, destacando os avanços, desafios e legado deixados. O número apresenta também artigos do procurador de Justiça jubilado e diretor da publicação, Mário Cavalheiro Lisbôa, e do promotor de Justiça jubilado, Cláudio Brito. Há uma contribuição especial do assessor da presidência, Cláudio Barros Silva, sobre a importância do Congresso ao longo das edições, e um espaço itinerante aberto para publicações de associados, enriquecido com um texto da escritora e promotora de Justiça, Ângela Dal Pos.