Combate às organizações criminosas na <br> abertura da Semana do MP da Serra Gaúcha
Diante da onda de violência que está varrendo São Paulo desde a última sexta-feira – com focos também no Mato Grosso do Sul e no Paraná – a palestra de abertura da III Semana do Ministério Público da Serra Gaúcha não poderia ser mais oportuna. O ministro do STJ Gilson Lângaro Dipp falará sobre Instrumentos Penais e Processuais Penais de Combate às Organizações Criminosas a partir das 19h30min desta segunda-feira (15/5), no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul. Facções criminosas estão desafiando o poder público, mataram 36 agentes de segurança em São Paulo e se rebelaram em 71 presídios.
O evento – que debaterá a segurança pública como tinha adiantado Simone Martini, coordenadora do núcleo Caxias do Sul da AMP/RS, ainda na semana passada – se estenderá até a próxima quarta-feira (confira a programação completa abaixo).
O vice-presidente de núcleos da Associação, Fabiano Dallazen, estará na abertura nesta noite. “A AMP/RS apóia essa iniciativa, que incentiva e divulga o MP principalmente a partir de 2005. A organização destas Semanas, que começou por Santa Cruz, hoje está se disseminando pelo Estado. Além de Caxias do Sul, temos eventos similares em Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Lajeado e Rio Grande”, esclarece Dallazen. “É aproximação com a sociedade. Serve de âncora do resultado social do MP, assegurando sustentação e credibilidade à instituição”, completa o vice-presidente.
Nesta terça-feira (16/5), será a vez de Rio Grande começar a sua III Semana do MP, que será realizada a partir das 19h na Câmara de Vereadores. As palestras e debates irão até o dia 18.
A programação
15/05
19h30min: Instrumentos Penais e Processuais Penais de Combate às Organizações Criminosas,
com Gilson Lângaro Dipp, ministro do STJ
16/05
19h: Painel Institucional – Ações do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul no Combate à Criminalidade, com Eduardo de Lima Veiga, procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Criminal, e Gilmar Bortolotto, promotor de Justiça e titular da Promotoria de Justiça de Controle e Execução Criminal de Porto Alegre.
17/05
19h: Processo Penal Constitucional, com Edilson Mougenot Bonfim, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo - Processo Penal Constitucional.
Informações: Promotoria de Caxias do Sul, fone (54) 3228-2366