Cotas por classe social têm mais apoio popular
A reserva de 20% das vagas nas universidades públicas e privadas para estudantes de baixa renda conta com um apoio maior da população do que a criação de cotas por raça. A revelação foi feita pelo Instituto Datafolha, em pesquisa publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no domingo (23/7). O levantamento – com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos – ouviu 6.264 pessoas nos dias 17 e 18 de julho, em 272 municípios do país.
Dos entrevistados, 87% entendem que deveriam ser criadas cotas para pessoas pobres e de baixa renda, independente da cor da pele. Outros 7% disseram não concordar com a reserva de vagas, enquanto 6% não sabiam ou estavam indecisos. Quanto à criação de cotas por raça, o apoio foi menor, mas considerável: 65% se disseram favoráveis, 25% contrários e 10% não sabiam ou estavam em dúvida.
Outro dado que chama a atenção é o nível de conhecimento da população sobre tema da pesquisa, um dos mais polêmicos pontos do chamado Estatuto da Igualdade Racial, em trâmite no Congresso Nacional. Dos entrevistados, 64% disseram desconhecer ou conhecer pouco o estatuto, enquanto 36% afirmaram conhecer a proposta. Apenas 9% se disseram bem informados sobre o tema.
Fonte: Jornal Zero Hora