David Medina da Silva é escolhido como novo desembargador do TJRS
O promotor de Justiça David Medina da Silva foi escolhido como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado em vaga destinada a membros do Ministério Público pelo quinto constitucional. A decisão foi comunicada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, nesta segunda-feira, 18 de dezembro.
"Recebi a notícia com certa ansiedade, por já estarmos no último dia do prazo do governador e a disputa envolver outros dois grandes colegas de MP, que qualificaram muito o processo e tinham plenas chances de serem escolhidos. Espero cumprir o papel que cabe à vaga do quinto constitucional, alinhado com os valores do Ministério Público, instituição que me deu experiência e qualificação para o cargo de desembargador", destacou David Medina da Silva.
O nome do promotor de Justiça integrava a lista tríplice definida pelo Órgão Especial do TJRS no último dia 27 de novembro, da qual também era composta pelo procurador de Justiça Luiz Fernando Calil de Freitas e pela promotora de Justiça Débora Regina Menegat.
David Medina da Silva
Promotor de Justiça desde 1996. Atuou nas Promotorias de Justiça de Iraí, Frederico Westphalen, Guaíba, São Leopoldo e está lotado em Porto Alegre, onde trabalhou nas Promotorias do plantão e do Tribunal do Júri, atualmente estava na Promotoria de Justiça Criminal da capital. Coordenou o CAOCrim em duas gestões. Criou o Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do MPRS e o SISCrim (Sistema de Investigação Criminal do MPRS). Iniciou o movimento de criação da APAC no RS. Integrou o GNCOC, a COPEVID e o CDEMP.
Presidiu a FMP de 2013 a 2019, realizando mudanças, como a modernização das salas e do auditório, a instalação do Mestrado e do Núcleo de Ensino à Distância, recebendo os selos da OAB e da GPTW e entrando para o rol melhores faculdades do Brasil nas avaliações do MEC e do Guia do Estudante. Mestre em Direito, é professor de Direito Penal e Processo Penal, com diversas publicações nessas áreas. Também foi diretor da AMP/RS.