Debates na comissão de Finanças começam nesta tarde
O presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, deputado Elmar Schneider (PMDB), encerrou há pouco a reunião ordinária para votação do relatório do Orçamento 2007. Reunião extraordinária foi marcada para a tarde desta quinta-feira (23/11), após o encerramento da sessão plenária. Cerca de 40 promotores e procuradores de Justiça acompanharam a movimentação no plenarinho da Sala João Neves da Fontoura. Outro assunto importante deve ser avaliado nesta quinta-feira. Na ordem do dia da Comissão de Serviços Públicos (Sala Dr. Maurício Cardoso), está previsto o exame do projeto de implantação do subsídio.
De acordo com Schneider, os parlamentares ainda não entraram em consenso para apreciação das emendas ao texto. As tentativas de acordo em torno do reajuste orçamentário de 3,8% do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado dominaram os debates nesta manhã.
Outros pontos polêmicos foram as duas emendas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) referente ao transporte escolar e o pagamento da dívida do Estado com os municípios.
Para que a emenda que restaabelece a proposta orçamentária fixada no Pacto pelo Rio Grande (3%) seja acolhida, são necessários sete dos 12 votos da Comissão. Os deputados membros da Comissão de Finanças são os seguintes: Elmar Schneider (PMDB), presidente; José Sperotto (PFL); Ruy Pauletti (PSDB); Iradir Pietroski (PTB); Adroaldo Loureiro (PDT); Kalil Sehbe (PDT); Maria Helena Sartori (PMDB); Adolfo Brito (PP); Jair Soares (PP); Pedro Westphalen (PP); Estilac Xavier (PT) e Flávio Koutzi (PT). Já os integrantes da Comissão de Serviços Públicos são: Aloísio Classmann (PTB); Reginaldo Pujol (PFL); Edemar Vargas (PTB); Gerson Burmann (PDT); Marco Alba (PMDB); José Farret (PP); Marco Peixoto (PP); Vilson Covatti (PP); Adão Villaverde (PT); Fabiano Pereira (PT); Luis Fernando Schmidt (PT) e Raul Pont (PT).
Fonte: Agência de Notícias da Assembléia Legislativa e foto de capa Marco Couto/AL