Diretoria Executiva participa do seminário “O Protagonismo do Ministério Público na Promoção dos Direitos das Vítimas”
No final da manhã desta quinta-feira, 7 de dezembro, o Ministério Público inaugurou a Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais da Capital. A iniciativa integrou a programação do seminário “O Protagonismo do Ministério Público na Promoção dos Direitos das Vítimas”, e teve a participação do presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, do vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves, da vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira, e da vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Márcia Villanova.
A central de atendimento, idealizada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas do MPRS, promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, fica localizada no térreo da sede institucional do MPRS. Denominado “Bem-me-quer”, o espaço terá servidores que irão atuar no atendimento das vítimas. Durante a inauguração, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou que o MP gaúcho é o primeiro do país a ter um espaço com esta finalidade.
Painel de abertura aborda debate com familiares de vítimas
Com o tema “Sua dor também é vista – Roda de conversa com vítimas de casos emblemáticos", o seminário teve seu painel de abertura na manhã desta quinta-feira (7). Realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, a abertura promoveu um debate com pessoas que perderam parentes ou que sofreram com a violência no Estado.
O painel foi mediado pela promotora de Justiça Ivana Bataglin, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e pelo promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim. A abertura do evento foi conduzida pelo subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel e teve a presença do vice-presidente Fernando Andrade Alves representando a AMP/RS na mesa de abertura.
Promotora Márcia Villanova apresenta aplicativo para proteção de vítimas de crimes
Ainda durante a programação da manhã, a vice-presidente da AMP/RS Márcia Villanova apresentou o protótipo do aplicativo “Vítimas de Crime". O software, idealizado pela promotora de Justiça e fruto da parceria entre Ministério Público e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), busca garantir três pilares de direitos às vítimas: informação, exercício de direitos e proteção.
Entre as funcionalidades do aplicativo desenvolvido pelos profissionais de tecnologia da Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES/PUCRS) estão informações sobre o caminho a ser percorrido pela vítima desde o início até o fim do processo criminal, além do acesso às informações sobre direitos, quais telefones contatar e endereços.