Tipo:
Notícias
Diretoria prestigia posses dos presidentes da Ajuris, do TJ e da Assembleia Legislativa
Em solenidades realizadas na tarde e na noite desta quarta-feira, foram
empossados os novos presidentes da Assembléia Legislativa, do Tribunal
de Justiça do Estado e da Ajuris. Os eventos, dois deles ocorridos
simultaneamente, foram prestigiados pela diretoria da AMP/RS.
Em solenidades realizadas na tarde e na noite desta quarta-feira, foram empossados os novos presidentes da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça do Estado e da Ajuris. Os eventos, dois deles ocorridos simultaneamente, foram prestigiados pela diretoria da AMP/RS.
À noite, o presidente Sérgio Harris e os vices Martha Beltrame e João Ricardo Tavares acompanharam a troca no comando da Associação dos Juízes, onde Gilberto Schäfer substituiu Eugênio Couto Terra. Em sua fala, o novo dirigente da Ajuris detacou o compromisso de dedicação às questões de repercussão social e de Direitos Humanos, na luta contra as discriminações dos direitos das mulheres, de cunho racial e de orientação sexual.
Conforme Schäfer, as conjunturas nacional e local impõem desafios enormes à Magistratura e à sociedade para construir o Estado Democrático de Direito. Diante disso, reforçou a importância da defesa da independência judicial a serviço de uma concepção de efetivação de direitos constitucionais e convencionais. “A nossa tarefa é complexa. Temos que aplicar o Direito em uma sociedade conflitiva e fragmentada”, afirmou o dirigente, durante o evento prestigiado também pelo vice-presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, pela assessora especial para Assuntos Previdenciários, Maria Cristina Moreira de Oliveira, pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, pelo subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, e outros membros do Ministério Público.
NO PARLAMENTO
Mais cedo, enquanto Sérgio Harris e João Ricardo Tavares acompanhavam a assunção da deputada Silvana Covatti (PP) como primeira mulher da história no comando do Parlamento gaúcho, a vice-presidente Martha Beltrame, o prourador-geral Marelo Dornelles e o corregedor-geral de Justiça, Ruben Giugno Abruzzi viam o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini subir ao posto máximo do TJ. Na Assembléia, o evento também contou com a presença, na mesa diretora, do subprocurador-geral Fabiano Dallazen. A deputada Silvana Covatti assumiu, em virtude de um acordo de líderes firmado no ano passado, o posto antes ocupado por Edson Brum (PMDB).
Em sua fala, a nova presidente ressaltou a importância simbólica de sua chegada ao comando da Casa de 182 anos. E destacou a necessidade de que mais mulheres atuem no Parlamento. Na atual legislatura, são apenas nove, entre 46 deputados do sexo masculino. Ao projetar sua administração, Silvana falou sobre a atual conjuntura economia e as dificuldades a serem enfrentadas. E pregou o entendimento com os demais Poderes. “Defendo um ano legislativo em que se preze pela harmonia entre os Poderes de Estado, mantendo nossa soberania sem jamais cerrar caminho ao diálogo”.
NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Disposição ao diálogo, equilibrado e produtivo também foi destaque no discurso de Luiz Felipe Difini durante seu discurso de posse no TJ. O magistrado também destacou a responsabilidade fiscal do Judiciário e a preocupação em seguir prestando um serviço jurisdicional de qualidade à sociedade, diante do congelamento do orçamento. Frente ao cenário crítico de crise financeira do Estado e diante das medidas já aprovadas pelo Executivo para enfrentar a situação, o novo presidente do TJ avalia que é hora de uma mensagem de otimismo à sociedade gaúcha: "Se todos os gestores públicos juntarem determinação, competência, empenho por este Estado e sobretudo fé no Rio Grande e sua gente, seremos maiores do que as dificuldades e certamente voltaremos a olhar o futuro com confiança, orgulho e esperança".
Últimas notícias
Loading...