Dornelles prestigia posse do novo presidente da Assembleia Legislativa
O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, esteve presente à sessão solene de eleição e posse da Mesa da Assembleia Legislativa. O evento ocorreu no último sábado (31). Eleito presidente para o mandato de um ano, o deputado Ivar Pavan entra para a história como primeiro parlamentar do Partido dos Trabalhadores a ocupar o cargo de chefe do Legislativo gaúcho.
O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, esteve presente à sessão solene de eleição e posse da Mesa da Assembleia Legislativa. O evento ocorreu no último sábado (31). Eleito presidente para o mandato de um ano, o deputado Ivar Pavan entra para a história como primeiro parlamentar do Partido dos Trabalhadores a ocupar o cargo de chefe do Legislativo gaúcho. O subprocurador Eduardo de Lima Veiga representou o Ministério Público na ocasião.
Pouco antes da solenidade, o presidente da AMP/RS, em entrevista à agência de notícias da Assembleia, comentou a eleição de presidente de Pavan. "Acredito que as primeiras manifestações do novo presidente merecem destaque, pois, ao invés de anunciar novos projetos, manteve um discurso institucional, priorizando a qualificação e defendendo o papel social e político do órgão que irá comandar".
Por acordo pluripartidário entre as dez bancadas da Casa, apenas uma chapa foi registrada para assumir a Mesa Diretora da Casa em 2009, data do início da 2º sessão legislativa da 52ª Legislatura. Sob aplausos, foi eleita por unanimidade, com 46 votos favoráveis.
A gestão do 72º presidente será a primeira que o Partido dos Trabalhadores - com representação na Assembleia desde 1987 - estará no comando do Legislativo gaúcho durante o ano todo. Em 2007, o deputado Fabiano Pereira (PT) ocupou a Presidência durante um mês.
Alceu Moreira se despede
O deputado Alceu Moreira, que se despediu do cargo de presidente da AL, ressaltou em seu discurso “o importante papel de projetos desenvolvidos nesta legislatura, como a implantação do Sociedade Convergente e outros programas que visaram ampliar a transparência da Casa e a participação da população nas decisões do Legislativo.” E finalizou dizendo que “a Assembléia não é de quem governa, mas de quem escolhe estes governantes”.
Discurso de posse
Em seguida, o novo Presidente da Assembleia, Ivar Pavan, eleito com maioria absoluta, discursou para os presentes, que lotaram o plenário e as galerias do Legislativo. Além de destacar o fato do Partido dos Trabalhadores estar assumindo a Presidência da Casa pela primeira vez, Ivar Pavan falou sobre sua proposta de gestão. “Não estamos apresentando um projeto para a Presidência, mas um projeto para o Parlamento gaúcho, visando fortalecer a instituição. Nossa gestão não proporá a criação de novos instrumentos, mas o fortalecimento dos já existentes”. Segundo o deputado “os projetos de outras gestões que obtiveram êxito não serão interrompidos. A gestão será compartilhada e trabalhada para que nos próximos anos as metas e ações ultrapassem os mandatos”. Conforme Pavan, as medidas propostas para sua gestão estão organizadas em três eixos: Democracia e Valorização do Parlamento; Crise Mundial, Políticas Públicas e Desenvolvimento; e Agricultura e Soberania Alimentar.
Além do subprocurador, Eduardo de Lima Veiga, entre os presentes na mesa estavam a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, o ex-governador do Estado, Olívio Dutra, o ministro de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o deputado Alceu Moreira e o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Arminio José Abreu Lima da Rosa.
Confira a nova composição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa:
Presidente: Ivar Pavan (PT)
1º vice-presidente: deputado Luciano Azevedo (PPS)
2º vice-presidente: deputado Francisco Appio (PP)
1º secretário: deputado Giovani Cherini (PDT)
2º secretário: deputado Nelson Härter (PMDB)
3º secretário: deputado Paulo Brum (PSDB)
4º secretário: deputado Cassiá Carpes (PTB)
1º suplente: deputado Miki Breier (PSB)
2 º suplente: deputado Raul Carrion (PCdoB)
3º suplente: deputado Marquinho Lang (DEM)
4º suplente: deputado Adão Villaverde (PT)
Edição e fotos: Comunicação AMP/RS
Dornelles, com o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (esq.), Rogério Favreto, e vice-presidente da AJURIS (dir.), Marco Aurélio Martins Xavier
O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Institucionais, Eduardo de Lima Veiga, representou o MP
O ex-governador Olívio Dutra (esq.) e deputado Ronaldo Zülke (dir.)