Eduardo de Lima Veiga é reempossado no cargo de procurador-geral de Justiça
O procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, deu início ao seu segundo mandato à frente do Ministério Público gaúcho no final da tarde desta segunda-feira, em solenidade altamente prestigiada, no auditório Mondercil Paulo de Moraes. Empossado perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, ele chefiará a Instituição no biênio 2013/2015. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado Tarso Genro, de autoridades federais, estaduais e municipais. Na sequência, um jantar oferecido pela AMP/RS no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael reuniu centenas de pessoas em homenagem ao procurador-geral.
Diante de um público estimado em cerca de 500 pessoas, o procurador-geral interino, José Barrôco de Vasconcellos, abriu o ato enfatizando a necessidade de união de esforços entre Ministério Público e comunidade para enfrentar os grandes males que comprometem a Nação, principalmente o crime organizado. Barrôco também criticou fortemente a incapacidade do Estado em oferecer serviços essenciais adequados à população e reforçou a importância da busca pela melhoria na saúde pública.
AGENTE POLÍTICO NÃO TRADICIONAL
Ao reassumir o cargo de procurador-geral, Eduardo de Lima Veiga ressaltou o importante o papel desempenhado pelo Ministério Público nos dias atuais. “Sim, o Ministério Público é um agente político não tradicional, programado entre os três poderes, com dinâmica própria, para atender às demandas de sociedades plurais e complexas”, afirmou. Eduardo de Lima Veiga também enfatizou a defesa da pessoa humana como pauta de atuação de promotores e procuradores de Justiça. Segundo ele, tal tarefa está ao lado de temas muito atuais, como a pureza do leite, a poluição sonora e o flagelo do tráfico de drogas.
ENFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO
Em relação à Proposta de Emenda Constitucional nº 37 de 2011, que propõe exclusividade da investigação criminal às Polícias e que deverá ser votada na Câmara dos Deputados no dia 26, o chefe do Ministério Público enfatizou que, caso ela seja aprovada, o MP “resistirá, com mais ímpeto e mais trabalho” no combate à corrupção.
A ÉTICA COMO REFERÊNCIA
Eduardo de Lima Veiga agradeceu o apoio de promotores, procuradores de Justiça e de servidores do Ministério Público nestes dois últimos anos. Para o novo mandato, desejou que “permaneçam cada vez mais dignos da admiração da sociedade gaúcha”. Também renovou a confiança no trabalho de todos. “Não somos servidores comuns não porque sejamos mais sábios, ou melhores, ou por termos mais garantias, ou prerrogativas. O que nos distingue, eticamente, é que temos o dever de ser uma instituição exemplar, de exercer uma liderança exemplar, pautada pela centralidade do cumprimento de nossos deveres”, enfatizou.
Clique aqui para ler na íntegra o discurso de Eduardo de Lima Veiga
SUBPROCURADORES RECONDUZIDOS
No evento, também foram reconduzidos os três subprocuradores-gerais de Justiça: Ivory Coelho Neto, para Assuntos Jurídicos; Daniel Sperb Rubin, para Assuntos Administrativos; e Marcelo Lemos Dornelles, para Assuntos Institucionais.
PRESENÇAS
Prestigiaram a posse o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, os vice-presidentes Alexandre Saltz, Caroline Vaz e Sérgio Harris, o vice-governador do Estado, Beto Grill; o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Marcelo Bandeira Pereira; o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria; o deputado federal Vieira da Cunha, representando a Presidência da Câmara dos Deputados; o presidente da Fiergs, Heitor José Muller, o corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi; o comandante militar do Sul, general Carlos Bolivar Goellner; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Thiago Duarte; O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola; o presidente do Tribunal de Contas, João Vanderlan Rodrigues Vieira; os conselheiros do CNMP Thaís Shilling Ferraz, Tito Amaral e Fabiano Augusto Martins Silveira; os procuradores-gerais de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira; do Distrito Federal e Territórios, Eunice Pereira Amorim Carvalhido; o subprocurador-geral de Justiça de Rondônia, Cláudio José de Barros Silveira; o representante do MP do Paraná, Ivonei Sfoggia; secretários de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais, familiares e servidores do MP.
JANTAR EM HOMENAGEM AO PGJ REUNIU GRANDE PÚBLICO
Foi em um espaço amplo e com decoração elegante que o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, recebeu, no início da noite desta segunda-feira (10), familiares, amigos, colegas e autoridades de todo o país no jantar que marcou o início de seu segundo mandato. O evento, promovido pela AMP/RS, reuniu mais de 300 pessoas no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
A presença de representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário ao jantar, bem como à solenidade de posse, avaliza o prestígio do homenageado e do trabalho desempenhado nos primeiros dois anos de administração. Veiga e o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, recepcionaram os convidados na Sala São José para a confraternização que se estendeu até o final da noite. Confira a galeria de imagens da posse e do jantar comemorativo.