Menu de serviços
Tipo:
Notícias

ELEIÇÕES PARA PGJ: Conheça a chapa liderada por Maurício Trevisan

Entre os dias 24 e 27 de abril, AMP/RS publicará a apresentação das quatro candidaturas à Procuradoria-Geral de Justiça
24/04/2023 Atualizada em 21/07/2023 11:00:39
Compartilhe:
1682343084.jpg
O DNA do Ministério Público é a nossa essência, a nossa marca, o nosso caminho. É o passado, presente e futuro da nossa instituição. Ele vibra em cada um de nós, e revela quem somos, o que somos e para que servimos. Mas nos últimos anos, a nossa instituição pode ter se desviado de sua essência, de seu DNA, ainda que sem malícia de nenhum de nós.



Perdemos qualidades preciosas, como a altivez sem arrogância, a independência sem prepotência, o espírito colaborativo sem subserviência, a participação na cena política com institucionalidade e sem personalismos. Até perdemos um pouco do brilho nos olhos, com ideais se curvando e, às vezes, vergonhas se erguendo.



Com a sobrecarga de demandas, a escassez de recursos, a falta de diálogo e espaços para participação, o déficit e estagnação da carreira, surge a desmotivação, que se transforma em desilusão e, por fim, em adoecimento. E quando ficamos doentes, a sociedade sofre, os cidadãos sofrem, porque a defesa deles enfraquece.



Precisamos mudar, recuperar nosso DNA, sermos a forma como enfrentamos essa situação. É por isso que nós, mulheres e homens com história institucional sólida, sem linhagens a seguir ou unções a angariar, colocamos nossas trajetórias de décadas à disposição de todos os colegas.



Queremos estar juntos nos próximos dias e nos próximos anos, através de vários canais de diálogo, expressando ideias, ideais, projetos e propósitos, antes e depois da eleição. Queremos estar juntos porque o teu DNA é importante!



Entre nós, não há melhores nem piores. Mas queremos fazer a diferença. E para isso, precisamos fazer coisas diferentes.



Não podemos continuar no mesmo caminho. Precisamos recuperar nosso DNA, recuperar nossas qualidades e brilho nos olhos, e fortalecer a defesa da coletividade e de seus componentes. Somos iguais em nosso DNA e vamos fazer a diferença juntos.



DNA MP-RS

Respeito, compromisso e valorização




Maurício Trevisan

Procurador-Geral de Justiça


eleicao2023mauriciotrevisan.jpeg

Promotor de Justiça desde 1996. Atuou em Jaguari, Santo  ngelo, Santa Maria e, no momento, tem lotação em Porto Alegre, na Promotoria de Justiça Criminal. Foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (CAOURB). Participou ativamente de Congressos Estaduais e Nacionais do MP, neles defendendo várias teses afetas à atuação funcional. Autor de artigos jurídicos publicados na Revista do MPRS e na revista Habeas Data, do Instituto Cenecista de Ensino Superior (IESA), de Santo  ngelo. Co-autor de livros jurídicos sobre processo penal e gestão ambiental municipal. Foi professor de Direito Penal e de Processo Penal, para graduação, no IESA, E em curso de especialização em Direito Ambiental, na UNIJUÍ. É pós-graduado, lato sensu, em Direito, Sociedade e Psicanálise pelo IESA e mestre em Direito pela UNIJUÍ. Foi Vice-presidente de Núcleos da AMP em duas gestões administrativas.



Denise Casanova Villela

Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais


denise_villela.jpeg

Integra o MPRS desde 1990. Atuou nas Promotorias de Justiça de Pelotas, Faxinal do Soturno, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre. Na Capital, exerceu atividades junto à Coordenadoria das Promotorias Cíveis e na Promotoria da Infância e Juventude, nesta tendo sido Diretora. Coordenou o CAOIJEFAM no período de 2017 a 2021. Foi Vice-Coordenadora e Coordenadora da COPEIJ/GNDH/CNPG nos períodos de 2017 a 2021. Faz parte de grupos de trabalho do CNMP desde 2019. Em 2021, foi promovida a Procuradora de Justiça, assumiu funções em matéria cível. Nesse mesmo ano, passou a integrar o OECP, como Conselheira Titular, e também o CSMP, como Conselheira Suplente. A partir de 2022, passou a fazer parte da Banca Examinadora do XLIX para ingresso na carreira do MPRS, recentemente encerrado. Em razão de projetos de atuação funcional realizados, recebeu diversos prêmios (Innovare, CNMP, CNJ, Medalha Tiradentes e outros). Frequentou Mestrado pela Cumberland School of Law/ Samford University/US.



Synara Buttelli

Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos


synara_butteli.jpeg

Integrante do MP desde 1989. Foi Promotora de Justiça em Constantina, Taquari, Viamão e na capital. Em Porto Alegre, após atuar por lotação junto ao Foro Regional da Tristeza, foi nomeada para a Coordenadoria das Promotorias Criminais e, depois, Promotora-Assessora, trabalhando na SUBJUR. Em sequência, atuou na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude. Foi a primeira Promotora Regional de Educação de Porto Alegre. É Procuradora de Justiça desde 2012, no momento vinculada à 8ª Câmara Cível do TJ/RS. Foi eleita pela classe em várias gestões do CSMP, inclusive integra esse colegiado na atualidade. Integrou também o OECP, em mais de uma gestão. Fez parte do Conselho Administrativo da FMP. Cursou especialização em Administração e Políticas Públicas - George Washington University, “Institute of Brazilian Issues and Public Management” – Washington DC.



Adrio Gelatti

Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos


adrio_gelatti.jpeg

Promotor de Justiça desde 1998. Atuou nas Promotorias de Justiça de Canguçu e Parobé; está atuando em Caxias do Sul, onde é o Diretor. Pós-graduado com MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas. Tem Especialização em Interesses Difusos e Coletivos, pela FMP. Apresenta, ainda, formação em negociação e mediação, pela Columbia University, New York, Estados Unidos, e em financiamento e estratégias de investimentos em políticas públicas, pela University of Chicago, Estados Unidos. Estudou na Escola de Direito Penal da Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha. Exerceu, também, as funções de Coordenador da Comissão de Direitos Humanos do CNPJG, Coordenador do GAECO da Serra Gaúcha, Promotor de Justiça Regional de Defesa do Patrimônio Público (projeto piloto), gerente de Projetos no MPRS, membro do Conselho de Gestão Compartilhada e integrou o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPRS.





David Medina da Silva

Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica


david_medina_da_silva.png


Promotor de Justiça desde 1996. Atuou nas Promotorias de Justiça de Iraí, Frederico Westphalen, Guaíba, São Leopoldo e está lotado em Porto Alegre, onde trabalhou nas Promotorias do plantão e do Tribunal do Júri, atualmente na Promotoria de Justiça Criminal da capital. Coordenou o CAOCrim em duas gestões. Criou o Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do MPRS e o SISCrim (Sistema de Investigação Criminal do MPRS). Iniciou o movimento de criação da APAC no RS. Integrou o GNCOC, a COPEVID e o CDEMP. Presidiu a FMP de 2013 a 2019, realizando grandes mudanças, como a modernização das salas e do auditório, a instalação do Mestrado e do Núcleo de Ensino à Distância, recebendo os selos da OAB e da GPTW e entrando para o rol melhores faculdades do Brasil nas avaliações do MEC e do Guia do Estudante. Mestre em Direito, é professor de Direito Penal e Processo Penal, com diversas publicações nessas áreas. Foi diretor da AMP.










Os textos e fotos que apresentam a candidatura foram elaborados pela própria chapa a partir de parâmetros estabelecidos durante reunião realizada no dia 13 de abril de 2023, na sede da AMP/RS, com a presença de representantes de todos os candidatos.


Últimas notícias
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-18 at 12.53.52
Loading...

História Associativa

18/11/2024
/arquivos/7cc6c2_0b9e44e452ed4c3fbacf282e990d0aec~mv2
Loading...

AMP/RS realiza cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes para o biênio 2024-2026

18/11/2024
/arquivos/posse no MP
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia posse dos 34 novos promotores de Justiça

18/11/2024