Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Encerrado curso de instrução, orientação, acolhimento e integração para novos promotores

Após cinco semanas, terminou, na tarde desta sexta-feira (19), o Curso de Instrução, Orientação, Acolhimento e Integração a que foram submetidos os 35 promotores que completam o grupo aprovado no 46° concurso para o MP/RS.
19/09/2014 Atualizada em 21/07/2023 10:58:38
Compartilhe:
1411159472.jpg


Após cinco semanas, terminou, na tarde desta sexta-feira (19), o Curso de Instrução, Orientação, Acolhimento e Integração a que foram submetidos os 35 promotores que completam o grupo aprovado no 46° concurso para o MP/RS. Promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), essa etapa da preparação ocorreu no Auditório Marcelo Küfner, na sede da Instituição. O presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, e o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, fizeram as falas de encerramento.



O dirigente associativo falou sobre o orgulho de ser promotor de Justiça. Recordou, com emoção, a trajetória do pai, também promotor, já falecido, e enalteceu a satisfação por ocupar o comando da AMP/RS. Victor Hugo observou que o Ministério Público atual foi construído por homens e mulheres abnegados, que moldaram a Instituição como defensora da cidadania e foram os responsáveis pela base do estado Democrático de Direito. “Isso é muito mais do que sonhei para mim quando criança. É muito mais do que exercer uma profissão qualquer. É algo que mexe com o sentimento da gente e multiplica a responsabilidade que possamos ter no exercício da função”, disse.



CREDIBILIDADE

O presidente ressaltou a importância do compromisso assumido pelos novos colegas ao ingressar na carreira. “O MP é cada um de nós. Os senhores serão o Ministério Público, darão a medida do prestígio do MP na mesma medida da integração com a sociedade, da demonstração da relevância do órgão, da capacidade de se dedicar e ouvir pessoas que são absolutamente carentes de um mero aconchego por parte de uma autoridade constituída que possa levar adiante as pretensões, às vezes irrealizáveis, que elas vêm ali deduzir”.



Victor Hugo fez uma provocação. “As dificuldade que temos de realizar nossa missão através do Judiciário são complexas. Precisamos ter credibilidade, Se formos meros ajuizadores de ação, cumprimos formalmente cm nosso compromisso e descumprimos o compromisso de intervir concretamente na solução dos litígios que se estabelecem. Vai ser cada vez mais difícil exercer as atribuições de membro do Ministério Público. Hoje, porém, enfrentamos problemas similares aos do passado, mas com muito mais condições de enfrentá-lo, dada a estrutura do MP e o pessoal altamente qualificado”.



SERVIÇOS AO ASSOCIADO

Antes de concluir, o dirigente falou sobre o papel da Associação, como ferramenta a facilitar e dar mais tranqüilidade dos membros do Ministério Público no desempenho de suas funções. Apontou a assistência jurídica como um elemento de apoio contra eventuais demandas contra a figura do promotor de Justiça e apresentou exemplos concretos e atuais em que esse serviço foi importante no respaldo ao associado.



A última fala foi de Eduardo de Lima Veiga, que comentou sobre questões de cunho remuneratório em desfavor ao Ministério Público do Rio Grande do Sul na comparação com outros Estados. O procurador-geral também respondeu a perguntas dos novos colegas e desejou sucesso a todos ao assumirem em suas comarcas.
Últimas notícias
/arquivos/Foto
Loading...

Uma escola superior para o Ministério Público

29/11/2024
/arquivos/CAPA
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia realiza webinar sobre ameaças digitais: "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

29/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-27 at 17.53.06
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Florindo Pires Barcellos

28/11/2024
/arquivos/Design sem nome
Loading...

Grupo Literário debate o romance “Em agosto nos vemos”

28/11/2024