Entrevista: presidente da AMP/RS destaca 40ª edição da Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares, participou de entrevistas nas rádios Gazeta e Santa Cruz 550 AM, nesta quarta-feira, 7 de agosto, enfatizando a importância da 40ª Semana do Ministério Público, que acontecerá de 13 a 15 de agosto no Anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Desde 1984, Santa Cruz do Sul é a única cidade a sediar todas as edições do evento, consolidando seu papel essencial na conexão entre o Ministério Público, a sociedade e a comunidade acadêmica.
Nesta edição, um dos principais tópicos abordados será os desafios gerados pela catástrofe climática. “Estamos imensamente orgulhosos de retornar a Santa Cruz do Sul para a 40ª edição deste evento histórico. Sem a parceria com a Universidade e com os colegas que atuaram e atuam em Santa Cruz nesses quarenta anos, não estaríamos aqui hoje. Ao longo das últimas décadas, o evento cresceu e se expandiu por todos os cantos do Estado. Neste encontro, examinaremos os impactos da calamidade ambiental e buscaremos caminhos e soluções para a reconstrução do Rio Grande do Sul”, destacou João Ricardo.
A programação será composta por três painéis, oferecendo um espaço para que o Ministério Público, o universo acadêmico e a sociedade civil debatam as consequências e os desafios relacionados às condições climáticas. Os temas dos painéis incluem “Defesa Civil e Reconstrução”, “Urbanismo e Proteção Social” e “Gestão de Riscos de Inundações Urbanas”. Os promotores de Justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach, Ximena Cardozo Ferreira e Roberta Morillos Teixeira examinarão caminhos e alternativas para a atuação do Ministério Público diante desses obstáculos.