Entrevista: Presidente da AMP/RS destaca a realização da Semana do MP em Pelotas
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares, concedeu entrevista à Rádio União FM de Pelotas, na manhã de quarta-feira, 18 de setembro, onde destacou a realização da quarta edição da Semana do Ministério Público de Pelotas, que teve início na noite anterior e segue até quinta-feira no auditório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Com o objetivo de aproximar o Ministério Público da sociedade e dos estudantes de Direito, o evento começou com o painel “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, ministrado pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. Ao longo da programação, serão realizadas palestras sobre temas como direitos fundamentais de crianças e adolescentes, Direito Ambiental, Tribunal do Júri e o papel das vítimas no sistema de justiça.
“Este evento não apenas auxilia na formação dos futuros profissionais do Direito, mas também fortalece a relação entre o Ministério Público e a sociedade, oferecendo aos acadêmicos uma oportunidade valiosa de se conectarem com a Instituição, entendendo seu papel e impacto, ao mesmo tempo em que promove o debate sobre questões fundamentais para a justiça e a cidadania”, destacou João Ricardo.
A Semana do Ministério Público de Pelotas é organizada em parceria com o curso de Direito da UFPel e conta com o apoio do MP/RS e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
Programação:
18 de setembro (19h): “A atuação do Ministério Público para a efetivação dos Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes Institucionalizados” – Promotora Cinara Vianna Dutra Braga.
18 de setembro (20h): “Direito Ambiental no Brasil e Participação do MP: das Origens à Contemporaneidade” – Procuradora Sílvia Cappelli.
19 de setembro (19h): “O reposicionamento da vítima no sistema de justiça” – Promotores Charles Emil Machado Martins e Alessandra Moura Bastian da Cunha.
19 de setembro (20h): “O Promotor do Júri: Sonho e Realidade” – Promotor Eugênio Paes Amorim.