Ex-presidentes da AMP/RS dão peso a reunião de diretoria que tratou da PEC 37
As ações adotadas pelas entidades representativas do Ministério Público brasileiro no enfrentamento à tramitação da PEC 37 foram o tema central da reunião ordinária de diretoria da AMP/RS realizada no dia 7 de junho. No encontro, que contou com o prestígio de todos os ex-presidentes da Associação que seguem na ativa, um minucioso relato acerca da tramitação da proposta no Congresso Nacional e das estratégias adotadas pelo Parquet em relação ao tema foi feito pelo presidente Victor Hugo Azevedo.
O líder associativo falou sobre o andamento das discussões no Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento da Investigação Criminal (GT), observou que a Conamp apresentou uma proposta de texto para regulamentação da atividade investigatória no país e lembrou que o coordenador do Grupo, Flávio Crocce Caetano, também encaminhou uma redação alternativa à PEC 37.
Azevedo destacou, ainda, que, conforme o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o tema deverá ir a votação no plenário daquela Casa em 26 de junho, com ou sem acordo no GT. Por isso, os colegas que tiverem observações e sugestões a serem levadas à análise do Grupo de Trabalho encaminhem suas ideias com a maior brevidade. O texto a ser proposto pelo GT será concluído em 19 de junho.
Convidados para a reunião em função da importância do momento atual no contexto da Instituição, os ex-dirigentes fizeram uso da palavra, individualmente, para elogiar todas as ações desenvolvidas pela Conamp e seus braços estaduais, pela ANPR, pelo CNPG e pela Associação Nacional dos Membros do MP Militar. Eles também se solidarizaram com as estratégias estabelecidas pelos órgãos do MP e se colocaram a disposição para auxiliar na causa.
PRESENÇAS
A reunião, que também abriu espaço para a abordagem de questões remuneratórias e da agenda social da AMP/RS, contou com as participações dos vice-presidentes Sérgio Harris, Alexandre Saltz e Caroline Vaz, do tesoureiro, André Carvalho Leite, do secretário, Márcio Bressani, de membros da Diretoria, dos representantes dos Núcleos do Vale do Taquari, André Costa; da Rota da Serra, Daniel Ramos Gonçalves; de Palmeira das Missões, Ronaldo Arbo; e da colega Alexandra Carniel Antonio. Ainda, os ex-presidentes Ivory Coelho Neto, Delmar Pacheco da Luz, Marcelo Lemos Dornelles, Miguel Bandeira Pereira, Cláudio Barros Silva e Paulo Emilio Barbosa, bem como a procuradora da República Maria Hilda Marsiaj Pinto, representando a ANPR.