Fundação Thiago Gonzaga e AMP/RS lançam a Caravana pela Vida
Os voluntários da Fundação Thiago Gonzaga tiveram a companhia da AMP/RS durante a blitz de lançamento da Caravana pela Vida, realizada nesta sexta-feira, na beira da praia de Capão da Canoa. A direção da Associação e promotores de Justiça acompanharam o trabalho e se engajaram às abordagens feitas aos banhistas, alertando sobre os riscos de misturar álcool e direção.
O presidente Marcelo Dornelles, a vice-presidente Julia Martins e os promotores Felipe Teixeira Neto, Marcelo Dossena Lopes dos Santos, Anelise Stifelman, Caroline Gianlupe e Fernanda Weiand também participaram da mobilização.
A união das duas entidades surge em momento oportuno, uma vez que tradicionalmente nesta época do ano cresce o número de acidentes graves no trânsito, causados pela pressa nos deslocamentos na ida ou na volta das praias e pela ingestão de bebidas alcoólicas em festas e bares da orla gaúcha.
Nos meses de janeiro e fevereiro, os voluntários da Fundação vão percorrer as praias do litoral Sul e Norte a bordo de um motor home com objetivo de alertar os veranistas sobre os riscos de dirigir depois de beber, do excesso de velocidade e da imprudência no trânsito. Durante o dia, percorrerão a beira da praia abordando os veranistas e realizando esquetes. À noite, atuarão nos principais points do litoral e realizarão a Madrugada Viva, cujos alvos serão os freqüentadores dos bares e danceterias.
A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, é uma incansável determinada. “Vestidos com a camiseta do Vida Urgente e munidos de material educativo, vamos dar um colorido todo especial ao Verão, celebrando e preservando a vida”, explica. Segundo ela, a parceria com a Associação será muito importante. “O Ministério Público sempre esteve ao nosso lado, mas desta vez a Associação está promovendo uma integração ainda maior, e nós esperamos que, como ocorreu hoje em Capão, os promotores continuem nos acompanhando nesta caravana”.
De acordo com o presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Dornelles, a legislação para crimes de trânsito ainda é muito frágil no que se refere à punição de infratores, por isso a prevenção ainda é a melhor forma de reduzir as mortes e acidentes. A promotora Anelise também ficou satisfeita com o resultado da ação. “Fomos muito bem recebidos e tivemos a oportunidade de relatar casos de acidentes graves que passam pela Promotoria como exemplos concretos de que basta um descuido ou imprudência no trânsito para por fim a uma vida”.
Na próxima segunda-feira (18), a Caravana pela Vida estará em Tramandaí, realizando ações na beira mar durante o dia e em bares e restaurantes à noite.