Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Gisele Muller Monteiro é destaque no Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos 2021

Promotora de Justiça ganhou o reconhecimento pela sua longa trajetória na área de direitos humanos e cidadania
17/12/2021 Atualizada em 21/07/2023 11:01:13
Compartilhe:
1639748771.jpg
Criado em 2015, o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos tem como objetivo homenagear membros e servidores do Ministério Público, personalidades e instituições por seus méritos e relevantes serviços prestados na defesa dos direitos humanos e proteção à infância e juventude. Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 16 de dezembro, a honraria foi entregue à coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Gisele Muller Monteiro, e à Eliane Kives, vice-presidente Na’Amat Pioneiras Porto Alegre, entidade parceira do Ministério Público no combate ao assédio e à violência contra a mulher.



Representada pelo presidente João Ricardo Santos Tavares e pelo vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, a Diretoria Executiva da AMP/RS prestigiou a solenidade de entrega do reconhecimento.



Ao receber o prêmio, Gisele Monteiro ressaltou a importância de sempre se falar em direitos humanos, especialmente nesse momento difícil no Brasil em que as pessoas pouco se ouvem. “O tema direitos humanos é inclusivo, apartidário, acima de qualquer governo”, destacou a promotora.



Membro do Ministério Público desde 1999, Gisele Monteiro atuou nas comarcas de São Francisco de Assis, Torres, Portão e Guaíba. Desde então, desenvolve um trabalho fortemente voltado à área de direitos humanos e cidadania, inclusive nas Promotorias Especializadas de Porto Alegre, na área da saúde, dos idosos e da cidadania.



Como promotora de Justiça dos Direitos Humanos em Porto Alegre, Gisele foi a responsável pela assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Carrefour, após o espancamento que resultou na morte de João Alberto Silveira de Freitas nas dependências de um supermercado da rede, sendo o maior TAC assinado no que se refere aos valores envolvidos e destinados a políticas de reparação e promoção de igualdade racial no Brasil.




Por dois anos, a promotora coordenou o Núcleo Estadual da Organização e Transparência nas Listas de Espera do SUS e Aperfeiçoamento da Regulação em Saúde no âmbito do Ministério Público Estadual. Atualmente, é representante do MPRS junto ao Comitê de Saúde do Tribunal de Justiça e Grupo Nacional de Direitos Humanos.







dhmv3255.jpg

Últimas notícias
/arquivos/VACINA
Loading...
Notícias

Vacinação contra a gripe: drive-thru da AMP/RS encerra inscrições hoje, 17 de abril

17/04/2025
/arquivos/capa
Loading...
Notícias

Assembleia Geral da Sicredi MP RS reforça compromisso com a governança e aprova contas do exercício de 2024

17/04/2025
/arquivos/AMPRS
Loading...

AMP/RS alcança mais de 1.380 visualizações em entrevistas com candidatos à PGJ

17/04/2025
/arquivos/DSC_1335
Loading...

Com presença da AMP/RS, Prêmio AJURIS de Redação é lançado com foco no fortalecimento da educação pública

17/04/2025