Guaíba sedia pela primeira vez a Semana do Ministério Público
Pela primeira vez, Guaíba acolheu a Semana do Ministério Público, um dos eventos mais prestigiados promovidos pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que celebra 40 anos de trajetória em 2024. A abertura das atividades ocorreu na noite desta terça-feira, 27 de agosto, no auditório da Universidade Luterana do Brasil. Em razão do falecimento da promotora de Justiça Tatiana de Oliveira D'Ávila, a cerimônia de abertura lembrou a trajetória da promotora e o momento de consternação vivido pela classe em decorrência de seu repentino passamento.
Com o objetivo de aproximar o Ministério Público do universo acadêmico, promotores, professores e estudantes de Direito iniciaram os debates sobre as estratégias para a reconstrução do Estado, afetado pelas chuvas de maio. A palestra de abertura, realizada às 19h30, foi proferida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que abordou o tema "A atuação do Ministério Público no desastre climático". Nesta quarta-feira, o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach apresentou o painel "Defesa Civil e Reconstrução", também às 19h30.
"Em quatro décadas de história, a Semana do Ministério Público tornou-se um projeto que se espalhou por todo o Estado, elevando as discussões sobre os temas mais relevantes para a sociedade gaúcha. Pela primeira vez, Guaíba sedia a semana, destacando especialmente a atuação do Ministério Público na maior catástrofe climática da história", afirmou João Ricardo.
"A discussão sobre a atuação do MP durante desastres naturais é fundamental para garantir respostas mais eficazes em situações de crise para a nossa população", enfatizou Saltz. Além disso, o promotor de Justiça de Guaíba, Fernando Sgarbossa, expressou sua satisfação com o sucesso da colaboração entre as instituições e destacou a importância das conferências para a formação dos estudantes. "A realização da primeira Semana do Ministério Público em Guaíba reforça ainda mais o papel do MP na comunidade local", ressaltou.
A abertura da Semana do MP em Guaíba também contou com a presença do diretor do campus da Ulbra-Guaíba, José Filipe de Quadros Nunes, das promotoras de Justiça Karinna Licht Orlandi, Bárbara Pinto e Silva, Ana Luísa Domingues de Souza Leal, e do promotor Rafael de Lima Riccardi, entre outras autoridades que prestigiaram o evento.