Incertezas no Meio Ambiente têm destaque na imprensa
Indefinição no Meio Ambiente
Apesar de dizer que trabalha com lista de 12 nomes para a Secretaria do Meio Ambiente, Yeda deve decidir entre Carlos Otaviano Brenner de Moraes e o atual secretário interino, José Carlos Breda
Yeda Crusius diz que há 12 nomes, dentro do Piratini fala-se em apenas alguns cotados e um interlocutor da governadora garante: são só dois os candidatos a substituir Vera Callegaro na pasta do Meio Ambiente.
Yeda deve decidir nos próximos dias entre o procurador de Justiça Carlos Otaviano Brenner de Moraes, cotado para assumir a secretaria desde o início da crise na área ambiental, e o atual secretário-interino, José Carlos Breda.
- O jogo de xadrez requer tempo - disse ontem a governadora, mantendo o mistério que também ronda a mudança de comando na Secretaria de Obras.
O Piratini deve avaliar se a escolha seguirá critérios técnicos ou políticos, mas a tendência é que o critério técnico prevaleça.
- Breda tem a vantagem de atender aos dois critérios, é um técnico e conta com o apoio do seu partido, o PSDB. Mas tem menos expressão que Brenner - afirma uma fonte do Piratini.
Emissários da governadora (secretários, um ex-governador e um ex-procurador do Estado) já haviam convidado Brenner para assumir a pasta durante a crise que culminou com a saída de Vera, na sexta-feira. Após rumores de que o convite gerava desconforto entre integrantes do Ministério Público (MP), a Associação do MP lançou nota reafirmando a confiança no procurador. Ao ser questionada ontem se o comunicado era um sinal verde para a indicação de Brenner, Yeda respondeu:
- Concordo inteiramente com a nota. O MP não pode estar sujeito a tiroteio que venha pela lateral. A associação está dizendo o que o procurador é. É uma pessoa extremamente conceituada e tem histórico de vida. O respeito do MP se reafirma.
Tucanos tentam manter Breda à frente da pasta
Enquanto isso, na cúpula do PSDB estadual, tucanos se movimentam para Breda passar de interino a titular definitivo do Meio Ambiente. Esta semana, o líder do governo na Assembléia, Adilson Troca (PSDB,) deve liderar um movimento em favor do economista, que é tesoureiro do partido. Amanhã à noite, a executiva estadual discutirá nomes.
- Estamos apostando que Breda continue o trabalho. Como já era o substituto da secretária, tem plenas condições. Ele tem experiência. Já foi secretário municipal e vice-prefeito de Campo Bom - afirmou Troca.
De acordo com Yeda, o futuro da pasta do Meio Ambiente deve ser decidido após a análise de projetos deixados pela ex-secretária. Além da escolha do novo titular, está em estudo a mudança na estrutura da secretaria e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Yeda se mostrou bem-humorada durante a entrevista coletiva convocada para falar da reestruturação da dívida do Estado (leia reportagem abaixo) na qual acabou comentando as mudanças no Meio Ambiente. Ao ser informada de que Vera negara a versão de ter saído do governo por problemas de saúde, brincou:
- É uma mulher de saúde mental, física e moral maravilhosa. A questão é uma cirurgia que terá de fazer.
MARCIELE BRUM E SANDRA DENARDIN
FONTE: ZERO HORA - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2007
_________________________________________________________________________
Yeda negocia indicações para Obras e Ambiente
A governadora Yeda Crusius afirmou ontem não ter pressa para indicar os novos titulares das secretarias de Obras Públicas e do Meio Ambiente. Assessores do governo afirmam, porém, que, devido à coação feita pelos partidos da base, deve haver antecipação das indicações e divulgação dos nomes ainda nesta semana. A intenção é evitar o descontentamento dos aliados e possíveis rupturas, como a saída do PDT no mês passado.
Yeda adiantou que sua posição só será tomada após a