Integrantes da AMP/RS assumem Comitê de Prevenção da Violência
A governadora Yeda Crusius instalou, nesta terça-feira (27) à tarde, a Câmara Setorial de Segurança Pública e Prevenção da Violência e nomeou os integrantes do Comitê de Prevenção da Violência, que vai somar esforços do poder público estadual, dos municípios gaúchos e da sociedade civil. Composto por representantes de organismos do Governo do Estado, de entidades civis, de organizações nacionais e internacionais e por pessoas com destaque na atuação de combate à violência, o Comitê funcionará como braço da Câmara Setorial. O presidente Miguel Bandeira Pereira, o vice-presidente Marcelo Dornelles e o consultor especial para área dos direitos humanos Alécio Nogueira são os representantes da Associação do Ministério Público no Comitê. A promotora Angela Rotunno está entre os representantes da Procuradoria-Geral, juntamente com o coordenador do CAO da Infância e da Juventude, Miguel Granato Velasquez e o coordenador do CAO dos Direitos Humanos, Mauro Luís Silva de Souza.
Serão atribuições do grupo propor políticas preventivas à violência a serem desenvolvidas em parceria entre governo e sociedade, firmar acordos de cooperação técnica para que as metas sejam alcançadas, divulgar suas propostas e mobilizar a comunidade em torno delas. As ações terão a participação das secretarias da Segurança Pública, Educação, Cultura, Justiça e Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Turismo, Esporte e Lazer.
A meta é reduzir o índice de violência em 20% até 2010. Para isso, a violência será tratada como questão de saúde pública e de uma epidemia a ser debelada. "Com a instituição da Câmara Setorial de Segurança Pública e Prevenção da Violência e do Comitê de Prevenção, o governo estará, por um lado, combatendo e reprimindo a violência e, por outro, prevenindo as suas causas, para que a herança que temos hoje não se reproduza no futuro", afirmou a governadora.
Fonte: Governo do Estado
Foto: Paulo Nunes